Resumo - SAC NET - Algumas dicas e sugestões ao entrar em contato com a NET


Última atualização do texto: 16/Set/2011

Acrescentando mais uma dica.


Atendendo a pedidos, vindos de pessoas que me enviaram emails, dando-me conselhos de como melhorar mais ainda este blog, apresento-lhes as minhas dicas e sugestões ao entrar em contato com a Net, numa versão com um texto mais sintetizado, contendo apenas as informações mais essenciais.

Isso porque, realmente, tenho que admitir que o texto original, ou seja, o texto completo, é meio grande. Reconheço que só de olhar para o tamanho daquele texto já dá uma preguiça até de começar a lê-lo. Mas recomendo a todos que o leiam, ao menos uma vez, pois coloco nele muitas informações interessantes que não constam na versão resumida a seguir.

Dica nº 1: Vale a pena reclamar para a Anatel. (texto resumido)
Dica nº 2: Número de ligação gratuita 10621, do serviço de atendimento ao consumidor da Net (SAC Net). Use e abuse. (texto resumido)
Dica nº 3: Exija o envio da gravação da conversa, ao falar com um atendente da Net. (texto resumido)
Dica nº 4: Sobre contratos firmados com a Net. (texto resumido)
Dica nº 5: Contrato por escrito. Agora é lei.
Dica nº 6: Sobre agendamento de visita do técnico da Net.
Dica nº 7: Sobre multa por cancelamento de serviços da Net.
Dica nº 8: Seja uma pessoa de atitude!

Se desejar, clique no link abaixo para acessar a página que contém o texto original:

http://netcombonaopresta.blogspot.com/2009/09/sac-net-algumas-dicas-e-sugestoes-ao.html



Dica nº 1: Vale a pena reclamar para a Anatel (texto resumido).

Não perca seu tempo e entre já em contato com a Anatel (tel: 1331) e também com o Procon de sua cidade (em São Paulo o telefone do Procon é 151) denunciando os abusos cometidos por empresas como a Net. Se você não dispõe de muito tempo livre para enfrentar filas e deseja registrar sua reclamação através de um atendimento que não necessite comparecer pessoalmente ao local ligue para a Anatel. Pela Anatel, que, vale lembrar, é um órgão de amplitude nacional, apenas por contato telefônico dá para se registrar uma queixa por completo, não havendo a necessidade de se ir a algum posto. Isso sem mencionar o fato de o foco de atuação da Anatel ser casos especificamente relacionados a serviços de telecomunicação, como é o caso dos serviços prestados pela Net. Pelo Procon só por contato telefônico não é possível se registrar uma queixa. Para se registrar uma queixa no Procon deve-se ir pessoalmente a um de seus postos. Nesse sentido a Anatel pode ser considerada mais ágil que o Procon. Mais ainda, em se tratando de Anatel, vale ressaltar que, além de poder registrar queixas por contato telefônico, também é possível registrá-las acessando-se o web site da própria Anatel. Bastante útil caso o telefone da Anatel fique dando só ocupado. O procedimento é muito simples, é só fazer o seguinte:

1)Acesse http://www.anatel.gov.br
2)Acesse o item de menu "Informações e consultas", localizado no menu lateral esquerdo, e em seguida clique em "Fale conosco"
3)Por fim acesse o item "Atendimento Eletrônico"

Acredite, ao registrar sua queixa na Anatel a Net agilizará no tratamento de seu caso, pois, além de você, a Anatel também vai ficar no pé deles cobrando uma posição. Perceba que pela Anatel você poderá fazer reclamações de quaisquer tipos de incidente, tais como problema técnico e até mesmo cobrança indevida.

Pode acreditar, reclamar para a Anatel ajuda, e muito! No meu caso, primeiramente fiquei cerca de um mês tentando resolver meu problema de cobrança indevida "na boa", apenas via contatos telefônicos com os atendentes da Net. Foi só eu registrar queixa na Anatel e em menos de três dias uma moça da Net entra em contato comigo (vejam só que inacreditável! Alguém da Net entrando em contato, e ainda por cima ligando para o meu celular, e não foi ligação a cobrar não!). Ao começar a falar ela disse mais ou menos assim: "Olá, tudo bom com o senhor? Quem fala é fulana da central de atendimento da Net. Estou ligando para falarmos a respeito da queixa prestada pelo senhor à Anatel...". Resultado: problema resolvido e fui ressarcido. Infelizmente aqui no Brasil as coisas só funcionam na base da ameaça. A verdade é que a Net morre de medo de sofrer a mesma sanção que a Anatel impôs à Telefonica HUAHUAHUA!

Feita a reclamação, a Anatel dá um prazo de cinco dias à empresa prestadora de serviço, no caso a Net, para que esta resolva o problema levantado pelo cliente, caso contrário a empresa paga uma multa. É o momento de infernizarmos a Net prejudicando-a no lugar em que mais a atinge: em seus lucros. Empresas como a Net só respeitam o cliente quando percebem que ficarão no prejuízo se não resolverem de uma vez por todas o conflito que estão tendo com ele.

O Procon também é bastante útil, mas você terá que ter um tempinho disponível para registrar sua reclamação pessoalmente em um de seus postos. Como o Procon é um órgão cuja área de atuação pode ser tanto estadual como municipal, você terá que encontrar o posto mais próximo de você. A seguir a página listando todos os Procons do país inteiro, bem como os respectivos telefones:

http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp?acao=buscar

Apesar de ter que se deslocar até o local, comparecer pessoalmente a um posto do Procon tem a grande vantagem de se receber uma orientação mais direta a respeito dos direitos do consumidor. Por exemplo, a lei é bastante clara quanto a cobrança indevida: se cobram de você um valor a maior, você tem total direito de RECEBER EM DOBRO. Ótimo negócio esse, não? Pois é, uma vez um amigo meu conseguiu receber ressarcimento em dobro, e por isso ficou até feliz de ter sido cobrado a mais pela Net, pois no final quem acabou no lucro foi ele! Para isso ele simplesmente foi a um posto do Procon, registrou queixa e, como ele já sabia mais ou menos dos seus direitos de consumidor e possuía diversas provas (fatura com os valores, conversa gravada, etc), ele já estava muito bem ciente de que a Net tinha a obrigação de ressarci-lo em dobro. E olha que nem advogado ele é. Ele apenas recebeu uma orientaçãozinha minha, pois gosto de consultar leis e a Constituição (mas eu também não sou nenhum advogado), daí então ele foi com tudo pra cima deles. Eu sinceramente não estava botando muita fé no caso dele, e achava até que não iria dar em nada, mas chegando ao Procon ele recebeu orientação TOTALMENTE GRATUITA, ajudaram-no a ingressar com uma ação no Juizado de Pequenas Causas E SEM NECESSIDADE DE ADVOGADO NENHUM ele conseguiu fazer a Net pagar em dobro o valor cobrado a maior. Ele quase não acreditou que havia conseguido, e nunca o vi tão feliz da vida! Tá certo que esse processo todo não foi rápido, acho que durou cerca de um mês. Mas, pensando bem, até que a justiça não demorou muito para ser feita, no caso do meu amigo. Um mês só, passa rapidinho... É isso aí, empresas como a Net têm que tomar na cabeça (para não ter que dizer um palavrão mais forte) desse jeito mesmo! Já estou até desejando que a próxima mensalidade da Net venha com um valor indevido, para que eu possa ir ao Procon e ao Juizado de Pequenas Causas, exatamente como fez meu amigo, e assim sair no lucro também! Na verdade, já me surgiu a oportunidade de eu também proceder conforme meu amigo fez, exigindo ressarcimento em dobro. Isso foi em dezembro de 2009. Leiam a experiência que tive no meio do texto de minha dica nº 2 (versão com o texto completo). A única diferença entre o meu caso e o do meu amigo é que, para mim, tudo se resolveu apenas com o auxílio da Anatel. Não cheguei a precisar ir ao Procon nem ao Juizado de Pequenas Causas.

É claro que estou sendo um tanto quanto irônico quando menciono que fico até torcendo para que a Net me desconte um valor indevido de mensalidade. Não gosto de passar por uma situação tão desgastante como essa, e acho que ninguém gosta. Não preciso de um ressarcimento em dobro para viver, ganho suficientemente bem e não dependo desse tipo de recurso. Só o que quero é respeito à minha pessoa, e quero também que a Net respeite outras pessoas. Para tanto, nada melhor do que dar uma uma lição na Net fazendo-a ressarcir em dobro, para que ela nunca mais faça cobranças indevidas, ou para que, pelo menos, ela esteja bem ciente de que isso poderá custar-lhe muito caro. É claro que tem gente por aí que não perde a oportunidade de levar uma grana extra, então para esse tipo de gente a minha dica pode ser muito útil, pois é realmente muito fácil arrancar um ressarcimento em dobro da empresa Net. Isso sem mencionar indenização por danos morais, em que a graninha extra pode vir a ser muito boa, muito boa mesmo! Tomara que alguém do alto poder da Net esteja lendo este texto. Quem sabe assim os alto escalões da Net fiquem temerosos e resolvam parar de uma vez por todas com as corriqueiras cobranças indevidas que a Net faz a muitos clientes, principalmente àqueles quietos, que não gostam de reclamar e preferem ser otários pagando um valor de mensalidade que não foi o combinado. Isso sem contar aqueles que, de tão endinheirados, sequer conferem o que está saindo de sua conta-corrente. Tem também os distraídos, que simplesmente se esquecem do valor que foi combinado no momento da contratação (é por isso que a Net adora contrato verbal, só na base da conversa por telefone, e faz de tudo para não ter de enviar um contrato formal por escrito para o cliente). É desses que a Net se aproveita, e é justamente para esses que escrevo este texto, para despertá-los à realidade. Já aconteceu comigo de uma mensalidade da Net com valor indevido ter sido descontada de minha conta-corrente via débito automático. É isso mesmo! Do nada, de repente, vejo um valor totalmente errado saindo de minha conta-corrente e indo para o caixa da Net, valor esse bem acima do estipulado em contrato. Aumento completamente arbitrário, sem qualquer explicação lógica. Azar da Net ter-me como cliente, pois sou atento a tudo, principalmente às contas que pago. A depender de mim, a Net só terá prejuízo enviando-me faturas com valores indevidos, tendo a doce ilusão de que irei aceitar pagá-las quietinho, sem reclamar.

É por isso que a Net "incentiva" os clientes a optar por débito automático ao invés de pagamento via boleto bancário, dando um "desconto" de dez reais, conforme anunciado pela Net, àqueles que escolhem pagar por débito automático, porque através dessa forma de pagamento é mais fácil para a Net obter altos lucros, aplicando "aumentos surpresa" de mensalidade a seus clientes. Portanto, a lição que fica é: fiquemos atentos aos nossos pagamentos em débito automático! Vergonhosamente, a Net aplica seus "aumentos surpresa" e outros tipos de cobrança indevida com mais frequência do que se imagina, e através de débito automático é muito mais fácil arrancar o suado dinheiro de seus clientes do que se fosse por boleto bancário.

Só houve uma vez em que o atendimento da Anatel não se deu exatamente como eu gostaria. Relato essa infeliz experiência que tive na seguinte página:

http://netcombonaopresta.blogspot.com/2010/12/conivencia-da-anatel.html

Olhe só o que consta no artigo 42 do CDC (Código de Defesa do Consumidor):

Art. 42 - Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Parágrafo único - O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, POR VALOR IGUAL AO DOBRO DO QUE PAGOU EM EXCESSO, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.


Não deixe de ler o texto completo desta dica em: Dica nº 1: Vale a pena reclamar para a Anatel. (texto completo). No texto completo, ensino, passo a passo e em detalhes, como fazer para registrar sua reclamação pelo web site da Anatel.


Dica nº 2: Número de ligação gratuita 10621, do serviço de atendimento ao consumidor da Net (SAC Net). Use e abuse. (texto resumido)

Não sei se já sabem disso: não disquem para o tradicional e tarifado 4004-7777 quando forem entrar em contato com a Net, pois usando esse número quem paga pela ligação é o cliente. Ao invés disso, disquem para o número 10621, que é o número de atendimento da Net que é absolutamente equivalente ao 4004-7777, com a diferença de que quem paga pela ligação nesse caso é a Net, e não o cliente. Essa é mais uma daquelas informações que quase ninguém sabe por ser pouco divulgada e que, claro, a Net nunca fará questão de divulgar de maneira ampla. Se duvidam de mim, liguem vocês mesmos para o 4004-7777, perguntem ao atendente qual é o 0800 da Net que é perfeitamente equivalente ao 4004-7777 e o atendente lhes dirá que é o 10621. A Anatel obriga TODAS as empresas prestadoras de serviços de telecomunicação, como a Net por exemplo, a disponibilizarem um número de telefone de atendimento ao cliente cuja ligação deve ser gratuita. Aliás, não é só a Anatel que impõe essa obrigação, mas também o nosso presidente da república, senhor Luiz Inácio Lula da Silva, em seu decreto nº 6.523, de 31 de julho de 2008, a impõe, conforme consta no artigo terceiro do decreto mencionado, a todas as empresas prestadoras de serviços aos consumidores de todo o Brasil. Pode até ser que discando para o 10621 o atendimento fique mais rápido, já que com esse número quanto maior a demora maior será o valor da ligação que a Net deverá pagar. Ou você achava que empresas como a Net seriam muy amigas com seus clientes a ponto de arcarem, por vontade própria, com os custos de ligação ao seu SAC, sem lei obrigando-as a isso? Meu amigo, minha amiga, não sonhe assim. O russo bonachão do Skavurska não é, nem de longe, o seu amiguinho. O pior inimigo que existe é aquele que se faz passar por amigo. Se até mesmo existindo leis já somos desrespeitados, imaginem se elas não existissem!

Agora, consultando a fatura que a Net me enviou por correio, posso notar o quanto eles são espertinhos. Na fatura consta o seguinte:

"-Ligue 4004-7777 para atendimento técnico, financeiro e compra de serviços"
"-Ligue 10621 para informações, reclamações ou cancelamentos"

Ou seja, dá a entender que o 10621 serve para algumas coisas, enquanto que o 4004-7777 serve para outras coisas, o que não é verdade. Ligar para o 10621 é o mesmo que ligar para o 4004-7777, com a única diferença de que, usando o 10621, quem tem o ônus de pagar pela ligação é a Net, e não o cliente, essa é que é a verdade. Como era de se esperar, em nenhum lugar na fatura é mencionado que o 10621 é uma ligação gratuita...

Para vocês terem uma idéia de como as empresas em geral se utilizam de todos os meios legais possíveis para driblar a lei, sem, no entanto, infringi-la, basta ler o conteúdo do artigo quarto, do decreto nº 6.523 de 31 de julho de 2008, e compará-lo com as informações de telefones de SAC que a Net põe no papel da fatura enviada ao cliente. Transcrevo a seguir o conteúdo do artigo:

Decreto nº 6.523, art. 4º - O SAC garantirá ao consumidor, no primeiro menu eletrônico, as opções de CONTATO COM O ATENDENTE, de RECLAMAÇÃO e de CANCELAMENTO de contratos e serviços.

Certamente a Net possui toda uma equipe de advogados à sua disposição, os quais devem saber exatamente até que ponto a Net pode chegar sem contrariar a lei em sua literalidade. Então, lendo o decreto por inteiro, percebam que a Net não deixa de obedecer a lei ao fornecer dois números de telefone de SAC, um de ligação gratuita e outro de ligação não gratuita. A lei, tomada de maneira estritamente literal, não proíbe a existência de mais de um número. Logo, disponibilizar dois números de telefone é permitido sim, de acordo com a lei. Percebam que a lei estabelece para a empresa apenas a obrigação de disponibilizar um número de telefone de SAC, que deve ser de ligação gratuita, para tratar dos casos relativos a CONTATO COM O ATENDENTE, RECLAMAÇÃO e CANCELAMENTO. Ora, não é difícil enxergar a correlação minuciosamente estabelecida entre o artigo e a informação do telefone 10621, cuidadosamente pensada e elaborada pelos advogados da Net, só para darem a impressão de que a Net está em conformidade com a lei. Percebam essa correlação:

A informação que a Net disponibiliza sobre o número 10621 é a seguinte:
"Ligue 10621 para INFORMAÇÕES, RECLAMAÇÕES ou CANCELAMENTOS"

Já o artigo quarto diz:
"... as opções de CONTATO COM O ATENDENTE, de RECLAMAÇÃO e de CANCELAMENTO..."

Claramente, podemos notar a intenção da Net e de seus advogados de informar sobre o telefone de SAC de ligação gratuita da maneira menos prejudicial possível para a própria Net, sem, no entanto, deixarem de obedecer a lei. Percebam o quanto eles são espertinhos. Por razões muito óbvias, a Net decidiu colocar o vago termo "INFORMAÇÕES", ao invés de seguir à risca a literalidade do artigo, no qual é mencionado o termo "CONTATO COM O ATENDENTE". É óbvio que a Net prefere mencionar "INFORMAÇÕES" a ter de mencionar "CONTATO COM O ATENDENTE", já que este é bem mais direto e mais interessante para o cliente do que aquele. Estaria a Net infringindo a lei, por não ter escolhido o termo exato do artigo? Pelo jeito não. As empresas são assim mesmo. Elas procuram, e sabem como procurar, brechas na lei.

Acreditem, a máquina administrativa governamental do nosso Poder Público funciona. O Poder Público existe para nos defender, para garantir nossos direitos, e não precisamos pagar nada a ele para usufruirmos desses benefícios. Os benefícios estão aí, disponibilizados gratuitamente a nós, na forma de agências reguladoras como a Anatel, ou de fundações como o Procon, e foram criados para serem usados, não para servirem só de enfeite. Por mais inacreditável que pareça, o governo brasileiro está do nosso lado, do lado dos consumidores, e é principalmente pensando em nós que o governo cria suas leis, para garantir que os nossos direitos sejam respeitados. Mas bem que a lei poderia obrigar as empresas a disponibilizarem somente um único número de telefone de SAC de ligação gratuita, para acabar com esse negócio de dois telefones, não acham? Já que a lei ainda não é assim, o que nós, consumidores, podemos exigir da Net é que sempre seja possível falarmos com um atendente pelo 10621. Esse negócio de o atendente dizer que é para a gente tentar no 4004-7777 para que o caso seja melhor analisado é pura enrolação! A Net tem a obrigação de nos atender satisfatoriamente pelo gratuito 10621. Afinal de contas, a gente não quer conversar com um atendente, um ser humano, para que o problema que estamos tendo com a Net seja resolvido? E a lei não é bastante clara ao mencionar "CONTATO COM O ATENDENTE"? Pois bem, assim está escrito na lei, então assim é que tem de ser! É isso e acabou! O resto não interessa! O que queremos é falar com um atendente, não é? E atendente aqui significa qualquer ser humano que trabalhe na Net, que tenha condições de nos atender e de resolver nossos problemas, seja o gerente, seja o técnico, seja a pessoa que trabalha diretamente no SAC, ou seja qualquer outro empregado da Net que esteja apto a nos atender. Não deixem que o termo "INFORMAÇÕES", utilizado pela Net, os engane. Se o atendente lhes disser que pelo 10621 só é possível consultar informações então mencionem o artigo quarto, da lei nº 6.523, e afirmem categoricamente que a Net tem obrigação de disponibilizar um atendente pelo 10621, QUALQUER QUE SEJA O ASSUNTO A SER TRATADO, pois o cliente tem o direito de ser satisfatoriamente atendido por um ser humano, através do número de ligação gratuita, conforme consta clara e expressamente na lei.

No site da Anatel, http://www.anatel.gov.br, na seção "Direitos e Deveres > Direitos dos assinantes", consta, dentre diversos outros interessantes direitos, o seguinte:

Ter ACESSO TELEFÔNICO GRATUITO AO CENTRO DE ATENDIMENTO, diariamente, no mínimo das 9h às 21h

E o conteúdo do artigo terceiro, do decreto nº 6.523 é o seguinte:

Decreto nº 6.523, art. 3º - As LIGAÇÕES PARA O SAC SERÃO GRATUITAS e o atendimento das solicitações e demandas previsto neste Decreto NÃO DEVERÁ RESULTAR EM QUALQUER ÔNUS PARA O CONSUMIDOR.

Portanto, não restam dúvidas de que é dever da Net e de qualquer outra empresa prestadora de serviços fornecer um número de telefone de SAC, cuja ligação deve ser absolutamente gratuita para o cliente. E não poderia ser diferente, pelo amor de Deus! Já não basta termos de escutar os desaforos que os atendentes da Net nos dizem? Temos ainda que pagar para escutá-los? Ah, faça-me o favor!

Não deixe de ler o texto completo desta dica em: Dica nº 2: Número de ligação gratuita 10621, do serviço de atendimento ao consumidor da Net (SAC Net). Use e abuse. (texto completo)


Dica nº 3: Exija o envio da gravação da conversa, ao falar com um atendente da Net. (texto resumido)

É possível solicitar à Net o envio da gravação da conversa das ligações feitas. Basta informar o número de protocolo. Caso você tenha-se esquecido de guardar o número de protocolo, os atendentes da Net conseguem consultá-lo para você, pois eles têm todo o histórico de ligações que cada cliente faz. Uma vez eu solicitei uma gravação mas não sabia o número de protocolo, daí então o atendente foi me informando todos os dias em que eu havia entrado em contato com a Net. Em seguida bastou dizer de qual dia eu queria a conversa gravada que o atendente me informou o número de protocolo e também me informou que dentro de dez dias corridos seria enviado um email com o link para a gravação. Na verdade, por lei, é obrigação da empresa prestadora de serviço fornecer todo o histórico de ligações que o cliente tenha efetuado, conforme pode ser conferido no artigo 16 e também no parágrafo terceiro do artigo 10, ambos do decreto nº 6.523 de 31 de julho de 2008, os quais transcrevo mais para frente. Portanto, não aceite a desculpa de um atendente que diz que sem o número de protocolo não é possível recuperar a gravação porque é possível sim, até porque se não fosse a Net estaria infringindo diretamente a lei. Tanto isso é verdade que se você der uma olhada na fatura que a Net lhe envia pelo correio, no canto direito inferior constam os números dos últimos protocolos de atendimento. Pegue sua fatura e veja você mesmo. Isso demonstra que no sistema da Net os números de protocolo ficam registrados, então o atendente é capaz de consultá-los para você. Mas, de qualquer maneira, para não dar chance a desculpas esfarrapadas, é sempre bom anotar e guardar todos eles.

Passados uns sete dias após eu ter feito a solicitação o email chegou, e nele havia o link para o download da gravação, que veio em formato wav. A gravação está aqui comigo, guardada em meu computador, e eu poderei escutá-la na hora que eu quiser, podendo inclusive levá-la a qualquer lugar e a qualquer órgão de defesa do consumidor. Ao se acessar o link enviado por email pela Net, uma janela se abre já com a gravação rolando, sendo possível escutá-la já de imediato. Nessa mesma janela existe também o botão de download. Não confie muito que o link estará lá para sempre disponível, pois a Net poderá retirá-lo do ar quando bem quiser. É por isso que É MUITO IMPORTANTE NÃO SÓ ESCUTAR A GRAVAÇÃO, MAS TAMBÉM FAZER O DOWNLOAD DELA, clicando no botão de download, pois dessa maneira o arquivo estará salvo em seu computador, ficando, assim, para sempre com você. Dessa forma você poderá escutá-la no momento que quiser, e poderá também, facilmente, enviar uma cópia do arquivo da gravação a quem você quiser. Útil como maneira de provar que o que foi combinado por telefone não está sendo cumprido na prática. Se desejar, você também pode exigir que a Net lhe envie a gravação pelo correio, pois, por lei, o cliente pode fazer tal exigência. E nada de a Net só enviar uma cartinha contendo o endereço web que leva à página em que é possível fazer o download da gravação, como já aconteceu comigo! Se soubesse que seria assim, teria solicitado envio por email. A Net deve no mínimo enviar um CD contendo o áudio da gravação, pois assim o cliente não tem de ter acesso à internet para poder escutá-la.

Na verdade o fornecimento da conversa gravada ao cliente é uma obrigação imposta às empresas prestadoras de serviços aos consumidores do país inteiro, conforme consta no artigo 15, parágrafo terceiro, do decreto nº 6.523 de 31 de julho de 2008. O conteúdo desse parágrafo é o seguinte:

Decreto nº 6.523, art. 15, § 3º - É obrigatória a manutenção da gravação das chamadas efetuadas para o SAC, pelo prazo mínimo de noventa dias, DURANTE O QUAL O CONSUMIDOR PODERÁ REQUERER ACESSO AO SEU CONTEÚDO.

Perceba também que no artigo 16 do mesmo decreto consta que a empresa está obrigada a informar todo o histórico de demandas do cliente. Por histórico de demandas podemos entender como sendo uma listagem de todos os números de protocolo do cliente, bem como o dia e horário das ligações referentes a cada um desses números. Então, por lei, empresas como a Net estão obrigadas a enviar para o cliente essa listagem, por correspondência ou por meio eletrônico (a critério do cliente), no prazo máximo de 72 horas, se o cliente vier a solicitá-la. Mais ainda, no parágrafo terceiro do artigo dez do decreto consta também que o atendente deverá ter à sua disposição, no sistema informatizado que acessa, todo o histórico de demandas do consumidor. Isso tudo significa que nada poderia ter tanto descabimento quanto a conversa fiada de um atendente que afirma que se você não anotou o número de protocolo então não é possível recuperar nem esse número e nem a gravação da conversa. Isso porque se realmente não fosse possível recuperá-los, então a Net estaria desobedecendo o que a lei manda. Confira lendo a seguir:

Decreto nº 6.523, art. 16 - O consumidor terá direito de ACESSO AO CONTEÚDO DO HISTÓRICO DE SUAS DEMANDAS, que lhe será enviado, quando solicitado, no prazo máximo de setenta e duas horas, por correspondência ou por meio eletrônico, a seu critério.

Decreto nº 6.523, art. 10, § 3º - O sistema informatizado GARANTIRÁ AO ATENDENTE O ACESSO AO HISTÓRICO DE DEMANDAS DO CONSUMIDOR.

Mas, se mesmo assim, se mesmo depois de você falar na orelha do atendente o conteúdo dos artigos 10 e 16 acima ele lhe continuar dizendo que não dá para a Net lhe enviar nem a gravação e nem o seu histórico de demandas (o atendente só pode estar achando que o decreto nº 6.523 é de mentirinha e que tudo não passa de uma brincadeirinha do nosso presidente da república), então será melhor ainda para você, cliente, pois NEGAR O ENVIO DA GRAVAÇÃO DA CONVERSA É ATESTAR QUE O CLIENTE TEM RAZÃO. Ou seja, ao se negar a entregar a gravação ao cliente, a Net só estará admitindo que a reclamação toda do cliente procede e que tudo o que ele afirma é verdade, não há nada a ser contestado nas palavras do cliente.

Ah, e não se esqueça de se assegurar de que na conversa haja todas as informações relevantes, tais como:
  • O nome do atendente. Saiba com quem você está falando.
  • O dia da conversa. Faça o atendente lhe confirmar o dia. Diga algo do tipo "hoje é quatro de junho de 2010 e estamos firmando um acordo no dia de hoje, certo, sr. atendente?". Assim, o dia ficará registrado na gravação.
  • O valor a ser pago. Faça questão de confirmar com o atendente se o valor de mensalidade que ele está lhe informando é um valor promocional, ou seja, válido apenas por alguns poucos meses e que, passado o período promocional, sofrerá aumento, ou se é um valor de mensalidade definitivo, "para sempre".
  • O período de fidelidade. Não deixe de perguntar ao atendente qual é o período de fidelidade da Net, e de quanto será a multa caso você venha a cancelar os serviços da Net antes do término desse período.

O envio da conversa gravada deverá ser realizado em no máximo dez dias CORRIDOS, caso contrário a empresa paga uma MULTA DE ATÉ TRÊS MILHÕES. Perceba que são contados dias corridos, e não dias úteis, ou seja, sábados, domingos e feriados também são contados. E é isso mesmo, três milhões de multa, não estou inventando nada. Essa informação consta na seguinte página do site do Ministério da Justiça:

http://www.mj.gov.br/main.asp?ViewID={08DEBD27-66DA-4035-BE88-27126C102E22}¶ms=itemID={35548374-879E-425B-BB77-FFE33E0F84F1};&UIPartUID={2218FAF9-5230-431C-A9E3-E780D3E67DFE}

Perceba que é uma outra url bem esquisita. Espero que ela continue válida no momento em que você clicar no link para consultar a página.

A seguir coloco o link para a página com o decreto nº 6.523, de 31 de julho de 2008, anunciado pelo então presidente da república senhor Luiz Inácio Lula da Silva, cuja entrada em vigor ocorreu no dia 1º de dezembro de 2008, conforme consta no artigo 22 do mesmo decreto. Nesse decreto podem ser encontradas a lei a respeito da obrigatoriedade em fornecer ao cliente a gravação da conversa telefônica (art. 15), a lei que obriga a empresa a fornecer ao cliente todo o histórico de ligações efetuadas por ele (art. 16), e diversas outras leis de grande utilidade para o consumidor:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6523.htm


E a seguir coloco o link para a página contendo a versão em PDF da portaria número 49, de 12 de março de 2009, que dá suporte ao decreto acima, estabelecendo o prazo máximo de dez dias para que a empresa prestadora do serviço envie a conversa gravada ao cliente que a solicitar:

http://www.mj.gov.br/services/DocumentManagement/FileDownload.EZTSvc.asp?DocumentID={0A0CD059-983D-47A4-86CF-5E0BFF5BD50C}&ServiceInstUID={7C3D5342-485C-4944-BA65-5EBCD81ADCD4}

Não deixe de ler o texto completo desta dica em: Dica nº 3: Exija o envio da gravação da conversa, ao falar com um atendente da Net. (texto completo)


Dica nº 4: Sobre contratos firmados com a Net. (texto resumido)

Liguei para a Anatel (tel: 1331) e também para o Procon de São Paulo (tel: 151), e ambos me confirmaram que toda empresa prestadora de serviços à população, como é o caso, por exemplo, da Net, está obrigada a enviar um contrato via correio aos clientes, no qual devem constar todas as cláusulas e também o valor da mensalidade a ser paga. Ou seja, suponhamos que o valor da mensalidade seja de R$ 150,00 por doze meses, conforme combinado em uma conversa telefônica com um atendente da Net. Então, no contrato a ser enviado via correio para o cliente deverá haver uma informação do tipo:

"A mensalidade será de R$ 150,00, entre agosto de 2009 até agosto de 2010"

E tem de ser desse jeito, claro! Quer um exemplo, só para efeito de comparação? Quando contratamos ou renovamos por telefone o seguro do nosso carro, o que é que a corretora nos envia pelo correio? Não é o contrato do seguro o que a corretora nos envia? Sim, óbvio! E em geral ele é enviado dentro de poucos dias, não é mesmo? Além de diversas cláusulas, o que mais consta nesse contrato? Não são os valores das parcelas a serem pagas? Não é isso? Sim, é lógico que é isso! Então por que é que com a Net teria que ser diferente, ao contratarmos os seus serviços? Por que é que a Net teria o privilégio de não precisar enviar o contrato para o cliente, ou por que só ela poderia ter o direito de firmar acordos apenas verbais com ele? Como que fica a situação da corretora de seguros para automóveis nessa história? Sob certo aspecto, a corretora está sendo injustamente tratada de maneira desigual, não é mesmo? Por que é que a corretora não é tratada de maneira isonômica, se comparado ao tratamento dado à empresa Net? Quer saber o que eu acho mesmo? Eu acho que quanto maior a informalidade melhor para a Net, pois assim, sem a existência de um contrato por escrito, fica muito mais fácil para a Net descumprir o que foi firmado no momento da contratação, fazendo suas costumeiras cobranças indevidas ou outros tipos de enganação. E o pior de tudo isso é que tem muita gente que pensa que, do jeito que estão as coisas, tudo está muito normal, tudo está muito certo. Você aceitaria contratar um seguro para automóvel sem um contrato por escrito?

Mas é claro que a Net não vai enviar esse contrato ao cliente pelo correio por pura boa vontade! A empresa é obrigada a enviá-lo somente se o cliente exigir. Portanto, recomendo a todos que EXIJAM DE QUALQUER EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO, COMO POR EXEMPLO A NET, O ENVIO DO CONTRATO POR CORREIO, CONTENDO TODAS AS CLÁUSULAS, INCLUSIVE O VALOR QUE DEVERÁ SER PAGO A CADA MÊS PELO SERVIÇO PRESTADO. NÃO FIQUEM SÓ NESSA DE CONTRATAÇÃO POR CONVERSA TELEFÔNICA APENAS! OU, PELO MENOS, EXIJAM O ENVIO DA GRAVAÇÃO DA CONVERSA QUE VOCÊS TENHAM COM O VENDEDOR, POIS SERVIRÁ DE PROVA A SER USADA NO FUTURO. Provavelmente se passarmos a exigir contrato por escrito ou envio de gravação da conversa, acredito que problemas como valor indevido de mensalidade, período de tempo diferente do que foi acordado, etc, diminuirão. Mas, ao solicitarem a gravação, só fiquem atentos ao período de noventa dias. A Net não tem obrigação de mantê-la armazenada após esse período. Logo, passados noventa dias, a Net não tem mais a obrigação de enviar a gravação ao cliente. Portanto, recomendo a todos que solicitem a entrega da gravação da conversa já na mesma conversa que vocês têm com o vendedor, em que vocês estão celebrando o contrato. Em minha dica nº três já abordo em detalhes a respeito desse assunto.

Esses contratos só na base da conversa por telefone que nos habituamos a celebrar geram uma série de problemas devido à própria natureza informal desse tipo de contrato. Não é à toa que até mesmo os próprios atendentes muitas vezes ficam confusos, e quando perguntamos a eles a respeito de valores, um passa um valor completamente diferente do que é passado pelo outro. Uma vez perguntei a um atendente de quanto que seria a minha mensalidade no próximo mês, e o atendente simplesmente disse que não era possível saber, pois a fatura do próximo mês não estava fechada! Mas como é que uma informação tão básica como essa não estava constando no sistema que ele estava acessando? De duas uma: ou o sistema da Net é uma porcaria, ou o atendente estava querendo me enrolar. No mesmo dia liguei para outro atendente, para quem fiz a mesma pergunta, e diferentemente do primeiro atendente, o segundo me respondeu sem problema nenhum, exceto pelo fato de sua resposta não ter correspondido ao valor de mensalidade que a Net me cobraria realmente naquele próximo mês. Ou seja, alguns atendentes simplesmente não sabem como passar informações, enquanto que outros, quando as passam, passam informações completamente errôneas, até parece que eles chutam o que nos dizem. É nisso que dá esses "contratos de conversa", esses "contratos de telefone", em que não existe nenhum tipo de formalidade, fica tudo na base da conversa (fiada). Nem os próprios funcionários da Net sabem nos passar corretamente o valor de uma mensalidade, pelo amor de Deus!

O que eu acho mesmo é que os vendedores da Net são estimulados a vender os serviços da Net a todo custo, pois certamente devem receber uma comissão extra por cada cliente que conseguirem conquistar. É por isso que eles não se comprometem com as informações que passam, nem com as promessas que fazem. O que interessa a esses vendedores é vender. Depois o cliente que se vire para provar que o vendedor mentiu. O que todos nós, consumidores, devemos ter como hábito é, já desde o momento da celebração do contrato, ir para cima do vendedor com uma voadora de dois pés bem no peito dele, exigindo contrato por escrito e/ou conversa gravada. O vendedor tem que se sentir pressionado já desde o início, pra ele ver que não estamos de brincadeira, e que consumidor nenhum é otário.

Não deixe de ler o texto completo desta dica em: Dica nº 4: Sobre contratos firmados com a Net. (texto completo)


Dica nº 5: Contrato por escrito. Agora é lei.

Sabe quando um atendente de call center da Net ou de outra prestadora de serviços liga para você oferecendo-lhe um mundo de vantagens, a preços pra lá de atraentes? Pois é, seria maravilhoso se o que te oferecem durante a conversa pelo telefone fosse realmente cumprido na prática, não é mesmo? Pois bem, passou a valer a partir de 31 de agosto de 2011 a lei nº 14.516, válida em todo o estado de São Paulo, obrigando as empresas a enviar contrato por escrito ao cliente, formalizando assim toda a negociação celebrada em conversa telefônica. Para mais informações, acesse a seguinte página:

http://netcombonaopresta.blogspot.com/2011/09/contrato-por-escrito-agora-e-lei.html


Dica nº 6: Sobre agendamento de visita do técnico da Net.

Foi agendada uma visita técnica e o técnico da Net não compareceu no dia e horário marcados? Pois saiba que agora você, consumidor, pode reclamar para os órgão responsáveis por defender os seus direitos, pois agora você tem o respaldo da lei! Para mais informações acesse a página a seguir, de minha autoria:

http://netcombonaopresta.blogspot.com/2009/10/agendamento-de-visita-tecnica-agora-e.html


Dica nº 7: Sobre multa por cancelamento de serviços da Net.

A Net está lhe impondo multa por cancelamento de serviço? O texto da página a seguir, de minha autoria, pode lhe dar alguma luz a respeito desse assunto:

http://netcombonaopresta.blogspot.com/2009/11/multa-por-cancelamento-de-servico-ate.html


Dica nº 8: Seja uma pessoa de atitude!

Em suma, a Net só vai começar a nos tratar com a verdadeira dignidade que todos nós, clientes e consumidores, merecemos quando passarmos a reagir, a contra-atacar, a reivindicar e a exigir que nossos direitos sejam respeitados. Enquanto não fizermos nada, o que vai sempre acontecer é:
  • a Net vai continuar fazendo promessas que não se cumprirão, ao oferecer seus serviços a alguém que ainda não os tem, só para conquistar mais um cliente, nem que para isso tenha que inventar um monte de promoções e vantagens inexistentes e mentirosas;
  • a Net vai continuar cobrando de seus clientes pagamento de mensalidade num valor indevido e, claro, sempre a maior, nunca a menor;
  • a Net vai continuar deixando de cumprir um agendamento de visita técnica no dia e horário combinados;
  • a Net vai continuar descumprindo o que ficou combinado no momento da contratação;
  • a Net vai continuar cobrando multa por cancelamento de serviço até mesmo em situações em que ela não tem esse direito;
  • e tantas outras afrontas ao Código de Defesa do Consumidor...

Se não fizermos nada e ficarmos só esperando que o governo faça tudo por nós, a Net vai deitar e rolar por muito mais tempo ainda. Enquanto não fizermos nada e aceitarmos, calados, ser tratados como se fôssemos otários, a Net vai continuar achando um ótimo negócio isso de cobrar mensalidade num valor maior do que o que foi estabelecido em contrato. Ora, e realmente é um ótimo negócio esse, não? Quem é que não gostaria de cobrar o que quiser das pessoas, e ainda assim ver todo mundo calado, todo mundo quieto, todo mundo aceitando pagar tudo sem reclamar de nada? A Net só vai parar com essas palhaçadas a partir do momento em que enganações como essa deixarem de ser rentáveis. Vergonhosamente, a Net eleva o que nós chamamos de enganação ao status de "negócio rentável". Portanto, exorto as pessoas a sempre exigir RESSARCIMENTO EM DOBRO de qualquer tipo de cobrança num valor indevido que a Net se atreva a fazer, pois ressarcimento em dobro é direito expressamente garantido por lei no Código de Defesa do Consumidor, conforme já cito em minha dica número um. Só assim mesmo que o "negócio rentável" da Net vai deixar de ser rentável, e só assim é que a Net vai parar de enganar as pessoas. Não podemos permitir que enganações como essa proliferem país afora, estimuladas por um dinheiro sujo proveniente de uma vergonhosa fonte de rentabilidade e lucratividade. Enganações ao povo não podem gerar lucro, muito pelo contrário. Enganações devem causar prejuízo, e muito prejuízo, ao enganador, para que ele páre de enganar pessoas.

Olhem só o vídeo que encontrei no site da Globo, sobre cobranças indevidas! Vale a pena assistir a esse vídeo, que é de uma reportagem exibida no telejornal Bom Dia Brasil da rede Globo no dia 03/Agosto/2010. A seguir coloco o link que leva ao vídeo dessa reportagem, intitulada "Dicas para o consumidor se proteger de cobranças indevidas":

http://www.youtube.com/watch?v=TgpBjrBdJAc

Note nessa reportagem que a reivindicação por ressarcimento em dobro pelos consumidores é incentivada.

Reclamem, não se calem, contem com o auxílio do nosso Poder Público. Reclamar em sites, blogs, jornais, etc, é importante também, até para alertar outras pessoas, porém só isso não é suficiente. É necessário que a Net sinta a pressão e a punição do Poder Público, e para isso nada melhor do que cada um de nós registrar sua reclamação diretamente na Anatel e no Procon. Adianta reclamar dos problemas com a Net para a própria Net? Esqueça, assim eles vão rir da tua cara. Vale a pena fazermos propaganda negativa da Net em sites, blogs, fóruns, relatando o problema que cada um de nós está tendo com a Net? Sim, mas ainda assim a Net vai continuar rindo da nossa cara, porque reclamar só por reclamar em geral não é tão prejudicial assim aos negócios da Net. A única maneira de fazer a Net tremer na base é através da força da união de todos nós, clientes e consumidores, se manifestando através de reclamações diretas à Anatel e ao Procon, porque o único capaz de impor ordem à Net é o nosso Poder Público. Se algum de vocês se sentir perdido ou nem sequer souber por onde começar, é só ligar para a Anatel ou para o Procon e conversar com um atendente, ou, caso não queira conversar por telefone, o que pode ser feito também é o que eu fiz: digitei a minha dúvida num arquivo Word e em seguida registrei uma solicitação no web site da Anatel, anexando o arquivo junto à solicitação. Fui atendido e tive minha dúvida esclarecida em cerca de uma semana. Em caso de dúvida em qualquer situação pela qual se esteja passando, os atendentes da Anatel e do Procon esclarecem atenciosamente todas as questões a respeito de qualquer assunto. Bem diferente dos atendentes da Net.

Devido a todos os problemas que tive com a Net, não consigo mais confiar nessa empresa, muito menos em seu departamento de ouvidoria. É tudo farinha do mesmo saco! Dou só uma chance para a ouvidoria demonstrar sua capacidade e competência para solucionar incidentes. Se nem mesmo esse departamento mostrar boa vontade em resolver o meu problema, meu próximo passo é reclamar direto para a Anatel ou para o Procon, ou até mesmo para ambos, pois eles sim resolvem! Posso lhes afirmar, por experiência própria, que agindo assim problemas com a Net costumam ser resolvidos de maneira surpreendentemente mais rápida. Por que será, não?

132 comentários:

  1. Excelente artigo Afrânio, infelizemente eu imagino quão indignado você deve ter ficado pra ter que redigí-lo. Como seria melhor se fossemos respeitados como clientes e cidadãos, mas sei que isso é utópico. Parabéns pela luta na defesa dos direitos dos consumidores, a sua ferramenta vai ajudar muita gente.

    abraços
    Bruno

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Afrânio!!!
    Seu artigo me ajudou muito, haviam vários pontos que eu desconhecia,como a solicitação das conversas gravadas. Pois fiz a solicitação e vou utilizá-las em um processo no juizado especial.

    ResponderExcluir
  3. neide pereira de jesus18 de maio de 2010 16:05

    Obrigado pelas dicas.O que aconteceu comigo foi terrivel. Reconheco que atrasei o pgamento mas assim que regularizei a situaçãofoi informado o pagamento atraves de Fax,email, telefone e ainda assim nada de desbloquear o sinal.So hoje 18/05 a partir da tarde foi que a situação foi regularizada.Gostaria de saber como fica esses dis que fiquei sem sinal dos canais fehados.Sera que darão abatimento na proxima fatura?

    ResponderExcluir
  4. Afrânio, parabéns pelos artigos !
    Com certeza é de grande utilidade.
    Fico feliz em saber que existem pessoas preocupadas em defender seus direitos. Se todos nós consumidores reclamassemos a coisa mudaria.
    Bem, apesar de ser considerada uma consumidora "chata", continuarei nesta batalha.
    É inaceitável ser tratada de forma tão humilhante quando honramos nossa parte em um contrato de prestação de serviços tão cara e mais prestada.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Afranio!
    Já fiz minha reclamação na Anatel.

    Carolina Machado

    ResponderExcluir
  6. Oi Afranio,

    Obrigada pela dica que vc postou no meu comentário.

    "Mudança de Canais sem Autorização"

    Ontem msm liguei pra ANATEL.

    É um absurdo isso, nem respeitar quem os pagam eles respeitam.

    Att. Walquiria Vilela

    ResponderExcluir
  7. Já fui cliente Net (tv e internet). Foi uma relação de apenas 20 dias, pois logo vi que era tudo muito inferior à concorrência. De um modo geral estamos sujeitos a escolher entre os menos piores, mas a Net vai longe e é disparada a pior de todas.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito das dicas;li detalhadamente e tem muita coisa interessante!Matéria muito bem feita mesmo!Espero que mais pessoas leiam e não sejam mais enganadas por esses serviços fajutos e fantasiosos da NET. Minha relação com eles também foi curta como não poderia deixar de ser e faço questão de falar para todos amigos e conhecidos, como realmente é esse serviço prestado pela NET...ainda tem a cara de pau de passar um monte de propaganda na Globo..tem gente que cai no papo deles fazer o que! Não cito qual empresa que estou atualmente para não dizerem que é propaganda de empresa,mas realmente estou contente, cumprem o contrato e o que foi tratado diferente da NET. Boa sorte pra quem quiser continuar com esse serviço prestado por eles

    ResponderExcluir
  9. Olá, uma pena que não li seus comentários antes de solicitar o serviço NET.
    Peguei todas as informações antecipadamente pelo site e solicitei um pacote de serviços de TV por assinatura. Fui detalhando para a atendente o que eu queria até tudo ficar nos valores que eu tinha simulado, incluindo adesão e instalação (solicitei sem fidelidade) que, conforme me foi informado, me seriam cobrados na primeira fatura.
    Dois dias depois me ligaram de volta confirmando a liberação do serviço, a data de instalação e o valor aproximado da primeira faturam que, estranhamente era muito baixo. Percebi que não iam cobrar a adesão e instalação, sendo que provavelmente estavam colocando a fidelidade no pacote. Reclamei e quando a atendente disse que ia verificar a informação, a ligação caiu... Liguei no 10621 e lá disseram que não tinham a informação sobre a inclusão ou não da fidelidade no contrato! Perguntei quais informações ela podia fornecer, e ela listou alguns itens que eu havia solicitado, mas estava incluindo um que eu não solicitei: o PFC. Reclamei e a atendente sugeriu que eu ligasse de volta para o Televendas para renegociar os serviços contratados. Já meio irritado pedi para cancelar a instalação do serviço. Depois de um tempo a atendente volta e diz que tinha conseguido cancelar tudo (assinatura, PFC, ponto adicional, etc.) menos a adesão (pelo qual eu concordara em pagar R$249,00 devido à opção de não-fidelidade). A atendente disse que talvez a adesão não fosse cancelável (ela não sabia) e abriu ocorrência solicitando o cancelamento da adesão.

    Achei que o contrato só passase a valer após a instalação e ativação do serviço, mas parace que NET define que a adesão é a disponibilização do serviço (independente da instalação e ativação) e portanto é passível de cobrança apenas com a solicitação verbal. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo Blog e pelas dicas sobre a NET. Ótima iniciativa. Não podemos ficar calados enquanto essas empresas abusam de nosso dinheiro.
    Abrs.
    Caio

    ResponderExcluir
  11. ESPETACULAR A SUA AJUDA A NÓS CONSUMIDORES!...TANTAS VEZES POR ACOMODAÇÃO NÃO BUSCAMOS NOSSOS DIREITOS E VEJO QUE VC VAI A FUNDO, PESQUISA TUDO E AINDA POR BOA VONTADE,BOA FÉ E BOA INDOLE NOS INCENTIVA A NÃO PERMITIR ABUSOS.....
    DIZER A VOCE "MUITO OBRIGADA" ÁINDA É POUCO PELO TAMANHO DA SUA GENEROSIDADE.

    grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Ótima matéria. Só tenho a agradecer.
    Pena que não encontrei seu blog antes.
    Assinei a net já fazem 4 meses e infelizmente não sei onde coloquei número de protocolo de quando assinei o plano. Minha fatura está vindo com o valor errado desde então, e pra eles não está. Liguei lá para pedir a gravação e segundo a atendente não consta o número de protocolo. Vou entrar em contato com a Anatel e veremos o que acontece.
    Parabéns pela iniciativa Afrânio.
    Abraço
    Amanda

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se é lei a empresa cobrar a taxa de adesao??

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo blog e comprometimento em ajudar pessoas que compartilham as mesmas dificuldades já enfrentadas por voce.

    Sim vale a pena exercer sua cidadania apesar de todos os entraves burocráticos e abuso de empresas como a NET.

    abcs,
    Elcio

    ResponderExcluir
  15. "VIXE MARY HELP", Se existem tantas reclamações é pq tbm existem sujeiras por debaixo do pano.Sou consumidor da NET VIRTUA e estou com tanto ódio que poderia morrer nele.Minha velocidade foi capada.Já mudei o endreço MAC pra consegui mudar o IP diversas vezes e tive sorte, mas parece que eles conseguiram de alguma forma rastrear meu sinal, e agora não funciona de jeito nenhum. Antes do VIRTUA eu tinha o OIVELOX que descaradamente INVENTOU uma mentira e no dia em que faría 1 ano de contrato, uma moça me ligou dizendo que o serviço foi cancelado por INVIABILIDADE TÉCNICA.Na hora fiquei sem entender nada, mas depois veio em minha mente: abra o site da OI, foi qdo percebi a tramóia. Eles estavam implantando novos serviços e eu como cliente antigo estava atrapalhando seus planos. Informei a ANATEL sobre o ocorrido e querem saber? ficou num jogo de empurra e não deu em nada.Hoje estou tendo problemas com o VIRTUA em relação a essa FRANQUIA. Já informei a ANATEL e até agora nada..Querem saber? VIVEMOS A MAIOR MENTIRA DA ERA HUMANA, onde cada vez mais podemos menos.É tudo um faz de conta.O governo FINGE que quer o bem do cidadão, a polícia FINGE que quer a ordem, a justiça FINGE justiça e etc...etc...etc.. se algum de vocês tiveram seus problemas resolvidos foi sorte..EU ACHO QUE A PIOR INVENÇÂO DO HOMEM FOI CRIAR ESSE MALDITO DINHEIRO. Não sou hipócrita. Eu sei que precisamos dele pra vestir, calçar e etc; mas por consequência dele pessoas se corrompem,mentem e até matam, ou seja: MOSTRA O LADO SUJO DO SER HUMANO, e é por causa dele que estamos no mesmo barco, vivemos tendo problemas com essas prestadoras de serviços, onde eles elaboram um contrato que só VISA o lado deles.Qto aos orgãos fiscalizadores ficam por isso mesmo. AFINAL, É MAIS RENTÁVEL PRO SISTEMA UMA EMPRESA DO QUE APENAS UM CONSUMIDOR..Claro que somos nós consumidores que fazemos tudo girar. Devería haver mais respeito conosco...
    Eu li sobre gravações de usuários com a NET. Minha dica é: compre uma placa de fax modem, aquela pra ligação discada, e conecte sua linha telefônica nela. Baixem um programa MODEM SPY e instale no PC..Esse aplicativo além de vários benefícios, GRAVA CONVERSAS TAMBÉM. Com isso, cada ver que vc falar com algum atendente de qualquer prestadora de serviços, vc poderá informa-lo de que TAMBÉM ESTARÁ GRAVANDO ESSA CONVERSA>>.Acho que o mais certo sería BOICOTAR esses serviços, mas o problema é não existe concorrência. Ou vc vai pra NET VIRTUA ou vai pro OIVELOX..

    ResponderExcluir
  16. Esse é o cara. Temos que seguir este exemplo e ter a atitude de buscar conhecimento pra corrermos atras de nossos direitos, assim colocaremos o Brasil nos "eixos" finalmente! Coitada da politicagem neste dia.
    Agora lhe pergunto se a net pode cobrar multa, por fidelidade, em uma mudança de plano que foi combinada por tel mais ainda não foi feita em minha residencia??? Para que esta mudança seja feita, é necesario que o tecnico venha a minha residencia pra instalar o decoder. Pois eu só tenho melhoria de imagem, e este serviço ainda não foi feito, por isto o motivo do pedido de cancelamento da minha parte. Desde ja t agradeço CIDADÃO!!!

    ResponderExcluir
  17. Afranio,
    Foi visitando seu blog, que tomei conhecimento sobre o meu direito as gravações, o que agradeço muito. Postei no Reclame Aqui, dia 27/06 - "Acesso Ilimitado?",vc inclusive deixou cometario sobre o blog. Agora estou precisando de mais uma ajuda,talvez vc o quem frequente possa me orientar.
    Lá vai. Recebi o email com os links de 2 gravações (pedi 4) e um deles está, vergonhosamente "montada". Nesta montagem, fica parecendo que eu recebi a informação da franquia no ato da venda. Eu falei várias vezes que, em todo esse tempo (3 anos), tenho o Vírtua,nunca soube do acesso limitado. Foi tudo cortado e remontado. Já soube algo parecido? Não sei para onde enviar essas gravações para análise, que tenho peso de prova.
    Se souber,me informe.
    Obrigada
    Mércia

    ResponderExcluir
  18. Mércia, não sei porque NÃO ESTOU SURPRESO COM ESSA MONTAGEM. CLARO!!!!. Isso é óbvio. Eu dei uma solução pra isto. Compre uma placa de fax modem. Daquelas pra conexão discada e peça pra alguém instalar na sua máquina.Ela tem duas entradas ou saídas. Numa vc entra com o fío que vem da rua e na outra vc conecta ao seu telefône.
    Feito isso, vá no GOOGLE e procure um programa chamado MODEM SPY, ele é shareware. Vc vai precisar comprar a licença, mas vc pode usa-lo por um período de experiência.Ele além de outros benefícios, FAZ GRAVAÇÔES TELEFÔNICAS..Então cada vez que vc tiver que contactar uma dessas prestadoras de serviços, você pode e deve tbm AVISAR QUE TAMBÉM ESTARÀ GRAVANDO ESSA CONVERSA.Assim vc terá sua gravação VERDADEIRA..

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pela dica, San2005.
    Estou encaminhando o caso para justiça, também.
    Um amigo já fez uma pré análise e me mostrou nos escopos os pontos cortados.
    Vergonha alheia, é só o que dá pra sentir.
    Mércia

    ResponderExcluir
  20. O que á "Justiça" precisa fazer é ACABAR com esse negócio de fidelidade e essa franquia, mas parece que não tem ninguém de pulso forte que faça isso.Afinal, tudo gira por causa do consumidor, mas parece que só podemos PAGAR,ACEITAR E FICAR CALADO>>>>

    ResponderExcluir
  21. porque voce nao muda de operadora? muito tempo perdido...

    ResponderExcluir
  22. Sr ou Sra.
    Mudar de serviço seria, veja bem, seria a solução mais tranquila, se não fosse o fato que minha opção está entre Telefonica e Net. A primeira empresa, enquanto teve total controle de SP, deitou e rolou. Mudei para o Virtua antes, ainda, do pane geral na cidade. Claro que a concorrência (desde de com qualidade) seria muito, muito, bem vinda, mas se existem leis, aprovadas e vigentes, para nos apoiar, temos que adquirir o hábito de usá-las.
    Não estou me queixando do serviço. Agora, com a desculpa de que para oferecer um serviço de qualidade vale tudo, como mentir ou omitir informações, ignorar solicitações de esclarecimentos no mesmo sentido, e "editar" gravações... Só mudar de operadora, para mim, é o mesmo que dizer que nós merecemos este exato tratamento. E sabe, talvez, eu, ainda, venha a concondar que foi tempo perdido, mas eu acho que todos nós deviamos perder esse tempo para, um dia, conseguirmos RESPEITO.
    Mércia

    ResponderExcluir
  23. Ei funciona msm a ANATEL, problema resolvidissimo, junnem durou 3 diastaram as parcela qdo chegou a minha fatura quase que tive um enfarto, conta alta pra pagar, tentei resolver o problema e era só uma teoria barata que nao podia cancelar a net, ai resolvi procurar os meu direitos e foi aqui que vi todos os passos, direitos e tudo mais..fiz uma queixa pela ANATEL, num instante ligaram pra mim, consegui cancelar, o Governo existe o problema todo e que as pessoas caem nas conversas e nem sabe dos seus direitos...Valeu brigado

    ResponderExcluir
  24. Cara uma dúvida eu posso precessar a NET TV por falta de sinal, sendo que eu já reclamei isto diversas vezes? estou sem sinal por mais de 15 dias por um poste pegou fogo na rua, mas eu já visei diversas vezes o ocorrido.

    ResponderExcluir
  25. Excelente blog, muito esclarecedor, está de parabens.

    ResponderExcluir
  26. afrãnio, muitíssimo obrigada pelas informações. inclusive, a leitura mostrou-me o canal da anatel. já falei com deus e o mundo. tenho esperança de me sair dessa enrascada. o problema é que nos sentimos impotentes. A NET nos impõe uma fatura e fica a palavra dela contra a nossa. mais uma vez, obrigada.
    edna freitass

    ResponderExcluir
  27. Obrigada, Afranio, pelas ótimas matérias! Descobri vc via Reclame aqui. Encontrei na Idec o seguinte a respeito de propaganda enganosa:

    "Para o Idec, (...) configura-se como propaganda enganosa por omissão, que ocorre quando o fornecedor deixa de informar dados essenciais do produto ou serviço, levando o consumidor a cometer um erro (art. 37,parágrafo 3o, do CDC)."

    "O Idec recomenda que os consumidores (...)imprimam as promoções para que seja comprovada a irregularidade. A denúncia deve ser encaminhada ao Ministério Público Estadual e registrem ocorrências em delegacias de polícia, uma vez que a propaganda enganosa, segundo o CDC, se caracteriza como crime. A denúncia pode ser encaminhada também ao Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor (DNPDC), uma vez que o fato é de abrangência nacional, e ao CONAR, que regulamenta as propagandas. "

    ResponderExcluir
  28. AH, esqueci de dizer onde tirei isso:

    http://www.idec.org.br/emacao.asp?id=396

    Tem os endereços do Ministério, da Conar e tdo mais para fazer a denúncia!
    Abs

    ResponderExcluir
  29. Gostaria muito de ter lido esses comentários no final do ano passado.
    Parabéns pela iniciativa.
    Quanto a mudar de operadora, infelizmente, não muda a qualidade do serviço prestado nem a transparência nas relações prestador do serviço/assinante. Acreditem, a Sky é capaz de enlouquecer um consumidor.
    O que devemos fazer é o que está descrito aqui.
    Tentar enlouquecê-los também e exigir sempre os nossos direitos.
    Abraço.
    Paulo Pinto

    ResponderExcluir
  30. Ótimas dicas! Parabéns!!!
    A NET é uma vergonha... lamentável o papelão que ela se presta a fazer.
    Tiago

    ResponderExcluir
  31. não comfiem na net nem depois de feito um acordo nas pequenas causas pois nem isso ela esta horando é uma vergonha

    ResponderExcluir
  32. A net me vez de palhaço negativou meu nome e não honrou acordo feito diante do mediador no forun de pequenas causas. cuidado!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Parabéns Afranio. Muuuuuuito obrigado pelas dicas, sofro há bastante tempo com as enganações deles, com certeza agora saberei me defender. Em nome de milhares de outros, mais uma vez obrigado, não pare jamais de mostrar essas verdades. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  34. PARABÉNS AFRANIO!

    Foi de ENORME ajuda o seu post!

    Estou passando por uma cobrançã indevida da net e irei cobrar meus direitos.

    Que vc tenha muita sorte e progressão na sua vida!

    Um grande abraço,
    Leonardo.

    ResponderExcluir
  35. Afrânio, obrigada pelo artigo...
    Ao mesmo tempo que me entristece saber a grande quantidade de consumidores sendo lesado por uma empresa que ABUSA do seu status, principalmente por ter a maioria de seus contratos firmados de forma verbal, fico feliz em ver uma pessoa tão empenhada em ajudar seus iguais! É de pessoas assim que o Brasil precisa!!!
    Não tens a noção do quanto já me desgastei e chorei por causa dos diversos problemas que tive com essa empresa...chegou ao ponto de insinuarem que sou mentirosa e que queria tirar proveito dos "pobrezinhos"...chorei muito.
    Mas, agora, já decidi! Chega de ficar só no administrativo! É ação judicial neles!!! Pois, se fizermos isso, quem sabe, eles aprendam a respeitar um pouco mais as pessoas que mantêm aquela "bagunça" funcionando! Desabafei...
    Abraço.
    Jamile

    ResponderExcluir
  36. Quanto custa 1 Mbp no brasil???? No Japão custa US 0,50 CENTAVOS e aqui...R$ 39.. R$49... R$59..(neles bem que podia ser um mega vírus ao invés da bomba!!).

    bem, a reclamação mesmo segue abaixo:

    Solicitei o serviço Virtua 5mb pelo telefone da empresa no inicio desse mês, com os seguintes valores: R$39,xx nos 3 primeiros meses e 89,xx apoós. O técnico esteve em minha residência no dia 14 (Guia de transito 703622) e tentou instalar o serviço, o que não foi possível visto que já assino TVA e o cabo que chega ao meu apartamento está sendo usado para esse serviço. O técnico procedeu então com uma guia para tentar passar um novo cabo, mas não obteve sucesso. Nesse momento surgiu a ideia de usar o cabo antigo como guia para o novo, porem o cabo grosso da net e a fita usada para unir as pontas formou uma bitola muito grossa e o cabo agarrou dentro do cano, o que fez com que o cabo da TVA rompesse.

    Muito insatisfeito, mas não abatido solicitei que enviassem então uma equipe denominada "equipe de desobstrução" que ficou marcado para o dia 18 de agosto. No dia marcado a equipe compareceu ao meu condomínio só que no bloco 4 (eu resido no bloco 5). A equipe fez contato informando que o técnico estava no local e não conseguia contato, do que constatei que houve um erro no cadastro (vejam a gravação caso tenham, eu informei corretamente!!!), sendo assim o técnico falou que estaria vindo para o bloco correto, mas nunca o fez!. Ao entrar em contato com a central da net e tentar corrigir o erro fui informado pela atendente que meu contrato foi cancelado pois a minha mãe é devedora da empresa NET (tv por assinatura) e que por ser parente dela não poderia assinar ((isso tudo só depois de romper o meu cabo!!!)) ...

    Só para esclarecer, minha mãe discordou da cobrança a uns 3 ou 4 anos e parou de pagar a net, ela é muito doente do coração e só por isso não quis discutir na justiça. Como ela nunca sai de casa eu contratei TVA para ela ter alguma distração na vida, mas nos últimos dias ela tem estado mau pela falta do que fazer pois a equipe da net estragou o cabo da tva. Lembro que meu contrato já havia sido gerado, seu numero é 25818200, então ficam as minhas pergunta aos apreciadores do direito do consumidor: (favor comentar abaixo)

    A NET pode recindir o contrato unilateralmente nesse caso? Pode uma pessoa física ficar impedida de contratar ou assinar algum serviço se algum parente seu não adimpliu suas obrigações com aquela empresa? E se a empresa em questão for uma concessionária de serviços públicos considerados essenciais como telefone, internet, etc., há algum agravante??



    Realmente me sinto lesado, pois o técnico informou que a equipe de desobstrução ia refazer o cabo da TVA e colocar o da net (internet / telefone), agora estou pagando TVA sem ver TV!



    Gostaria outro sim de manifestar minha desaprovação a forma de marketing utilizada pela NET, pois eles colocam propagandas da NET na mídia com informações de duplo sentido: Eles informam um valor abaixo do mercado para o Virtua e colocam informações vagas abaixo como (+ tv) (+ telefone) sempre separadas em blocos... Algo para induzir o consumidor a pensar que o serviço custa só X, e ligar pra central de vendas, mas na verdade o valor citado e o que deve ser acrescido ao valor da assinatura da TV. Ou ainda apelam para as propagandas que informam um valor bem menor do que o real valor da assinatura e com letras miúdas no rodapé informando que esse valor só vale por 3 meses......

    Concluo que a Net se prevalece dos erros políticos cometidos no passado, e que a levaram a ser uma “gigante sem causa”, para tratar mal o consumidor e ainda ferir o código de defesa do consumidor e a Constituição Federal deste País, pois para ela se sua mãe ou pai são devedores da NET, então você também deve...


    caso não me peçam desculpas formais e instalem o serviço (repondo o cabo da TVA). vou utilizar a gravação que fiz quando liguei para o telefone da ultima vez , onde o atendente fala o que relato acima,

    e ai Afrânio o que achou desta?

    ResponderExcluir
  37. Inascimentojr,

    Muito do que você está mencionando faz todo o sentido do mundo. Realmente, tudo o que você escreveu só mostra mais uma vez que picaretagem tem um nome: NET!

    Digo-lhe uma coisa: a Net é EXPERT em induzir as pessoas a aceitarem certos serviços ou condições, só que dando a impressão de estar agindo de boa-fé. É claro que de boa-fé a Net não tem nada, né! Não se deixe enganar! O que eu sempre recomendo a todos é o seguinte: cuidado com a Net, desconfiem de todas as propostas que essa empresa anuncia!

    Só para citar um exemplo, veja a seguir mais uma das enganações da Net, a respeito de cobrança de emissão de boleto. Trata-se de um trecho transcrito da seção "DÚVIDAS SOBRE Cobrança" do site da Net:

    ======
    Vocês estão me cobrando pelo Boleto Bancário, e não é mais permitido.

    Não existe mais a cobrança por emissão de boleto bancário na NET. A NET incentiva a utilização de débito em conta corrente para pagamento das faturas, por gerar comodidade para o cliente e diminuir a quantidade de impressões em papel (apenas do documento de cobrança, pois mesmo clientes que optam pelo DCC continuam recebendo detalhamento dos serviços prestados e o valor cobrado a cada vencimento). Ao optar pelo débito em conta, o cliente recebe desconto no valor mensal da assinatura.
    ======

    É ou não é uma baita de uma enganação? Ao invés de eliminar a cobrança pela emissão do boleto bancário, a Net prefere anunciar que "incentiva a utilização de débito em conta corrente para pagamento das faturas". Quem opta por Débito em Conta Corrente (DCC) "recebe desconto no valor mensal da assinatura". Que bela de uma enganação essa, não é mesmo? Querem saber a verdade mesmo? A verdade é que a Net prefere que seus clientes paguem via DCC simplesmente porque dessa forma a Net elimina diversos encargos cujo pagamento cabe unica e exclusivamente a ela. Além disso, através de DCC fica bem mais fácil para a Net arrancar dinheiro do cliente, ao pôr em prática suas costumeiras cobranças indevidas, como por exemplo descontar o valor de uma mensalidade da conta-corrente do cliente mesmo após ele ter cancelado seus serviços. Mais ainda, através de DCC a Net não tem mais que se preocupar em enviar o boleto para a casa do cliente num prazo aceitável de tempo. Só que o cliente tem total direito e liberdade de escolher como irá pagar a mensalidade da Net, quer seja por boleto, quer seja por DCC, E NÃO PODE EXISTIR ESSA DE DESCONTO SE FOR POR DCC! ISSO É PURA ENGANAÇÃO! É como cobrar pela emissão do boleto, só que dizendo de uma outra forma, como se a Net estivesse sendo boazinha e estivesse fazendo um favor às pessoas. Se algum de vocês estiver sofrendo tal cobrança, então preste já uma queixa à Anatel, pois assim a Net irá parar com isso rapidinho. Isso porque, no fundo, a Net sabe que é ilegal cobrar do cliente qualquer tipo de taxa só por estar emitindo-lhe boletos.

    E quanto ao fato de você não poder contratar a Net só porque sua mãe ou seu pai estão devendo alguma coisa para ela, digo-lhe que nunca vi tamanho absurdo na minha vida! Só podia ser tramoia da Net mesmo! Você, sua mãe e seu pai são todos cidadãos diferentes. Portanto, cada um de vocês tem a sua vida. Reclame já para órgãos de defesa do consumidor denunciando mais essa maluquice da Net.

    Entretanto, se seus pais estão declarados como dependentes de você, então aí eu já acho que a alegação da Net pode até proceder. Procure esclarecer esse problema conversando com alguém do Procon, porque eu sinceramente não tenho tanto conhecimento assim sobre esse assunto em específico.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  38. Se eu tivesse visto esse blog há um tempo atrás.... nao tinha assinado o ''Combo''.

    Nao tou levando vantagem nenhuma besse combo...propaganda enganosa isso .
    Estou desde 12/082010 tentando cancelar os serviços e tou tomando um chapéu danado....falta só colocar o nariz vermelho de bolinha em mim...

    Precisamos Mudar o slogan da NET....

    NET Combo...saia da Sibéria e caia numa bela Duma FRIA!!!!

    ResponderExcluir
  39. EXCELENTE!!!
    EXCELENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

    ResponderExcluir
  40. Senssacional..... como tenho problemas com eles todos os meses este link já foi pro meu bookmark.

    Obrigado

    @mpossatto

    ResponderExcluir
  41. Gostaria que vcs me esclarecessem sobre a cobrança da net no ponto adcional. Tenho tv na sala e no quarto, mas só net na sala, e gostaria de colocar no quarto. Segundo eles (net) tem que se pagar uma taxa de R$ 19,90 por mês, referente ao aluguel da caixinha adcional. É claro que isso é um disfarce para cobrança olegal de ponto extra. O que deveria fazer? Aguardo resposta no meu e-mail las-c@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Afrânio,

    Fico muito grata pelas informações claras e precisas que você nos prestou. Depois de ler tudo detalhadamente me sinto mais forte para poder levar adiante minhas reclamações contra a NET, sobre cobranças absurdamente indevidas, vou já solicitar as gravações e acessar o site da Anatel. Pelo menos a sensação de impotência já me abandonou. Parabéns pela pessoa generosa que você é. Obrigado, muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  43. Afrânio, postei uma reclamação outro dia no Reclame Aqui, ninguém responde nada, então tenho lido seu blog para me inteirar...no mês de Julho/10 solicitei cancelamento do NetCombo e tentei realizar a portabilidade para a GVT, desde então recebo contas da GVT e da NET ao mesmo tempo! Liguei pro 10621 e eles dizem que não existe nenhuma solicitação de cancelamento, que nunca fiz e que a portabilidade não foi feita, que mandam as contas todo mês porque todos os serviços estão ativos, me colocaram no SERASA e desde então perturbo a NET para que retirem os equipamentos, fizeram ontem, mas continuarei no SERASA porque, segundo o SAC da NET, nunca solicitei cancelamento, não existe registro de ligação e pra piorar não sei onde coloquei o nº do protocolo passados quase 2 meses da solicitação...alguma orientação???

    ResponderExcluir
  44. Genial TUDO isso aqui! É um "ninho" de informações extremamente uteis, que tive prazer em divulgar aos conhecidos e amigos!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  45. Valeu pelas dicas!
    É sempre bom saber que as pessoas lutam pelos seus direitos de consumidores e divulgam as informações úteis, ajudando a todos.
    Parabéns pela sua atitude!

    ResponderExcluir
  46. Estou com um problema de canal, reclamei que meu pacote Combo Atualidade estava com 3 mega de velocidade no vírtua e os novos clientes têm 5 Mega e a NET se prontificou a mudar a velocidade do meu vírtua.
    Mudaram com a condição de trocar o aparelho decodificador da TV de analógico para digital.
    Agora vem o problema, com essa mudança não tenho mais o canal Animal Planet, que segundo a atendente, não deveria ter porque o canal nunca fez parte do pacote Atualidade.
    Pelo que me lembro, quando firmei contrato com a NET este canal fazia parte do pacote Atualidade, mas isso tem quase 2 anos e não me lembro direito.
    Dos canais que assisto só dei falta deste.
    Pergunto aos amigos deste site, alguém tem o pacote Atualidade? Este pacote tem o canal Animal Planet?
    Preciso destas informações para que eu possa partir para a pancadaria com a NET com informações precisas.

    Muito obrigado a todos.

    Renato Denucci

    ResponderExcluir
  47. Renato entra no site da net e verifica
    http://www.assinenet.com.br/NET_nettv.html

    ResponderExcluir
  48. Oi Lígia!
    Muito obrigado pela atenção.
    Tem um problema nesse endereço, o que ele mostra o conteúdo dos pacotes recentes e preciso saber o conteúdo do antigo.
    Mesmo assim agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  49. Meu Caro, tenho a Net Tv e o Vírtua há muitos anos. Dois anos atrás me conveceram a aderir a um "combo", que, por uns poucos reais, aumentaria o nº de canais fachados e velocidade do vírtua. Quando da instalação fui informado que o negócio incluia o tal do Net Fone. Contactei a Net e fui categórico em afirmar que não queria outro telefone fixo. Ficou decidido que nada seria cobrado se o serviço não fosse ativado. Agora, no dia 10/09/10, recebi o boleto com mais R$40,00 de Net Fone. Liguei, fui atendido por um mal-educado e incompetente, e deixei claro que eu não pagaria por serviço não solicitado. Durante esse atendimento a ligação caiu e nova chamada me pôs em contato com outra atendente que concordou com o erro e disse que me enviaria nova fatura em cinco dias. Insatisfeito com o primeiro atendimento, escrevi email para a Ouvidoria reclamando. Para minha surpresa os canais de Tv fechada foram desligados a noite. No dia seguinte recebi telefonema de alguem da ouvidoria dizendo lamentar a atitude do funcionário grosseiro mas que eu teria que pagar pelo Net Fone conforme cobrado, e desligou (tenho todos os protocolos). Fiquei estupefato com o desenrolar das coisas. Para completar, na mesma noite o vírtua que serve a toda minha familia foi desligado. Estou sem esses serviços há 8 e 6 dias respectivamente. Segui seu conselho e entrei em contato com a Anatel, via eletrônica, no dia 13/09, tenho acompanhado o histórico,e até hoje não fui contatado por ninguém da Net. O que vc acha que devo fazer? Contatar o Ministério Público, um advogado, o exército?????

    ResponderExcluir
  50. =====
    Anônimo disse...

    Meu Caro, tenho a Net Tv e o Vírtua há muitos anos. Dois anos atrás me conveceram a aderir a um "combo" (...)
    =====

    Lamentável o que está acontecendo com você, amigo. Infelizmente, já faz muito tempo que a Net e seus capangas (capangas = vendedores) planejam e colocam em prática todo tipo de enganação ao cliente. É isso mesmo, eles planejam! Não duvidarei se me disserem que a Net possui um departamento de "planejamento de enganações ao cliente". Todas essas enganações promovidas pela Net são tão absurdamente inacreditáveis que a gente pensa que, quando acontecem, devem ser casos isolados ou apenas raros incidentes, de ocorrência esporádica, pois a gente não consegue conceber como é que uma empresa do porte de uma Net tem a ousadia de tratar seus clientes com tanto desrespeito e falta de comprometimento assim. A gente presume que seremos no mínimo tratados com dignidade pela Net, principalmente por estarmos pagando uma mensalidade que poucos na sociedade têm o privilégio de conseguir pagar mês a mês. É, não é qualquer um que consegue possuir o luxo de desembolsar 200, 300 reais todo mês só para ter TV a cabo e internet de banda larga. Quem consegue faz parte de uma minúscula porcentagem da população brasileira, que já beira os cento e noventa e cinco milhões de cidadãos. Só que tudo que achamos ser impossível acontecer na Net na realidade vem acontecendo com uma frequência assustadora, e a Net não dá sinais de que alterará quaisquer de seus procedimentos. Todo esse desrespeito e abuso descarados da Net são tão frequentes que, na verdade, devem ser propositais, planejados, pensados de maneira detalhadamente estratégica! Os estrategistas de negócios que trabalham na Net são gente sem escrúpulos, da pior espécie, que colocam o bem-estar do cliente, a qualidade de atendimento e o cumprimento de compromissos firmados lá embaixo, nas últimas posições da lista de prioridades da Net, se é que aqueles requisitos realmente existem nessa lista. Para falar a verdade, acho que a Net não se importa com nada disso. O lema da Net deve ser "O cliente nunca tem razão", e eles seguem esse lema à risca. O que nós, clientes, temos de fazer desde já é bater de frente mesmo, encarar a Net e fazê-la entender que é obrigação dela obedecer as leis e respeitar seus provedores de dinheiro, ou seja, nós, clientes. Não é nenhum favor que estamos pedindo. Trata-se de obrigações que a Net tem de cumprir, sob pena de sofrer as sanções previstas em lei.

    Você menciona que registrou queixa na Anatel no dia 13/09, certo? Hoje é dia 18/09, portanto ainda não se passaram muitos dias. Para ser exato, passaram-se seis dias, correto? Lembrando que hoje é sábado, então se contarmos apenas dias úteis serão cinco dias. Tenha um pouco mais de paciência e espere mais alguns dias, pois tenho certeza de que a Anatel está analisando cuidadosamente o seu caso. Como está o status de sua solicitação na Anatel? Está com o status "Concluída"? Se estiver, então significa que a Anatel já encerrou o seu caso. Assim sendo, dou-lhe toda a razão por você estar sentindo toda essa raiva e insatisfação. Mas se sua solicitação está marcada com um status diferente de "Concluída", então isso indica que ela ainda está sendo analisada pela equipe da Anatel. Acredito que sua solicitação ainda esteja em fase de análise, ou seja, não está "Concluída" ainda, certo? Faça o seguinte: ligue para a Anatel, procure saber como está o andamento de sua solicitação, diga que está há muitos dias com os serviços da Net indisponíveis e que precisa deles funcionando com urgência.

    Afirmo-lhe com toda sinceridade que, para mim, em todas as vezes que contei com o auxílio da Anatel, a agência reguladora se mostrou bastante eficaz, essencial para fazer a Net atender-me satisfatoriamente. Digo isso por experiência própria.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  51. Meu Caro, tenho a Net Tv e o Vírtua há muitos anos. Dois anos atrás me conveceram a aderir a um "combo" (...)
    =====

    Lamentável o que está acontecendo com você, amigo. Infelizmente, ...

    ==============

    Afrânio,

    Meu nome é Claudio. Obrigado pelo apoio e resposta que me enviou. Realmente, no site da Anatel o processo ainda não está concluído.Já escrevi uma complementação, inclusive, discordando do envio da minha reclamação para a Embratel feita pela Net. O problema é com essa última empresa, cujos atendentes são despreparados, com certeza refletindo a atitude dos seus chefes. Fui também mal atendido por um Leonardo da Ouvidoria que insistiu na cobrança indevida do Net Fone, vinculando o retorno dos serviços que tinha contratado ao pagamento da mesma. Vou solicitar as gravações conforme orientado. Parabéns pelo seu Blog. Ele tem que ser mais divulgado para alertar, inclusive, aqueles que pretendem contratar os serviços da Net.
    Mais uma vez, obrigado.

    ResponderExcluir
  52. Bem a cara do Brasil de hoje, meus amigos!

    De um lado, uma empresa "esperta", que viola a lei sem a menor cerimônia para garantir lucros cada vez maiores, sem a menor preocupação com o controle da legalidade de seus atos pelo Estado.

    De outro, "consumidores espertos" e de "boa fé", "profundos conhecedores" da lei e do Direito (vejam só, e nem precisaram estudar) para transmitir "orientações precisas" aos seus concidadãos (ah, meu Deus).

    Mas que não se tocam em fazer, publicamente, "confissões" inacreditáveis, como, primeiro, seu objetivo de "rezar para que a empresa mande faturas erradas" para "sair no lucro", e, segundo, de acreditar que uma agência reguladora tenha, mesmo, por princípio, punir as empresas que controlaria ...

    Lamentável ... Isso explica, na verdade, por que viveremos ainda muitos anos mergulhados no subdesenvolvimento crônico ...

    ResponderExcluir
  53. Olá Afrânio.. É como você disse: " Enquanto ficarmos calados, seremos tratados como idiotas por essas empresas sem índole nenhuma para prestar serviços a quem quer que seja".

    Enquanto os brasileiros não se educarem e começarem a utilizar as leis que são ao seu favor, e que lhes garantem algum direito, isso continuará.
    Não adianta reclamar que nosso país não funciona se nós mesmos não damos importancia para os nossos direitos.

    Por isso, repito aqui o que digo aos meus amigos: "Reclamem, reclamem de tudo o que estiver errado, e cobre soluções, não adianta nada ter direitos e não utilizá-los, isso só vai alimentar a quem ja tem muito dinheiro e nos faz de idiotas para enriquecer mais e mais."

    Obrigada,
    Jessica

    ResponderExcluir
  54. Afrânio, ao entrar no site da Anatel e seguir os passos para realizar uma denúncia, não consegui me cadastrar.
    Confirma para mim se você consegue?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  55. =====
    Diego Tavares disse...

    Afrânio, ao entrar no site da Anatel e seguir os passos para realizar uma denúncia, não consegui me cadastrar.
    Confirma para mim se você consegue?
    =====

    Leia a versão completa do texto de minha dica número um:

    http://netcombonaopresta.blogspot.com/2009/09/sac-net-algumas-dicas-e-sugestoes-ao.html#dica_01

    Nessa texto menciono que usando Firefox não dá para finalizar o cadastramento. Você está tentando cadastrar usando o Firefox ou algum outro navegador diferente do Internet Explorer, não é? Use o Internet Explorer (logo, tem que estar em plataforma Windows) que vai funcionar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  56. obrigada pelas dicas...

    ResponderExcluir
  57. boa tarde, parabens por sua dedicação e comprometimento com o assunto,sou assinante net
    combo a muitos anos, cancelar nunca, brigar por seus direitos sempre, até porque todas operadoras são iguais.

    ResponderExcluir
  58. Boa noite!

    Gostaria de expressar a minha mais profunda indignação pelo serviço net, um completo descaso. Assinei o net combo que está no nome da minha mãe no minimo a um mês atrás, na hora do fechamento foi aquela maravilha, a atendente me prometeu que em cinco dias estaria tudo instalado na minha residência, foi ai que começou a minha desgraça, dois dias depois misteriosamente ligou outra atendente no trabalho da minha mãe oferecendo o MESMO serviço que eu já tinha fechado e a minha mãe indagou "O MEU FILHO JÁ FECHOU ESTE SERVIÇO, OBRIGADO!", mas a atendente respondeu "NÃO SENHORA, NO MEU SISTEMA NÃO ACUSA NENHUM SERVIÇO SOLICITADO" (O TÓPICO TRUQUE DE ALGUÉM QUE QUER PEGAR A VENDA PRA SI). É claro que ela teve que cancelar o pedido que eu já tinha feito e fez um novo e o que aconteceu? adiantaram a instalação para mais 2 semanas... OK!!! eu aceito, afinal figaristas existem em todo lugar, mas a net não estava satisfeita não satisfeita, um dia antes da instalação 23/09/2010, uma atendente me ligou para me dar o seguinte esclarecimento: "DESCULPE SENHOR THIAGO, MAS A INSTALAÇÃO NÃO PODERÁ SER FEITA AMANHÃ, POIS ESTAMOS COM FALTA DE EQUIPAMENTO, NÓS PODEMAS AGENDAR PARA QUALQUER DIA DO MÊS QUE VEM!" e eu já nervoso "OK ENTÃO, MAS QUE SEJE PARA O DIA PRIMEIRO!", já desconfiado da falta de competência da empresa em questão resolvi ligar para a mesma para saber se estava tudo ok para a instalação do pacote, chamei a minha namorada para ficar aqui e receber os tecnicos. Pois bem, quando liguei a atendente me disse o seguinte!!!!!! "SENHOR A INSTALAÇÃO ESTA MARCADA PARA O DIA 08 DE N-O-V-E-M-B-R-O, ACREDITEM!!!! 8 de novembroe tem mais, havia uma observação que dizia que eu estava ciente da data", meu DEUS que falta de competência, mas enfim, faço um desafio a NET, que mostre a gravação em que eu aceito essa data!!!! Outra coisa... esta reclamação é um desabafo!!!! Isso o que vocês fizeram comigo foi uma falta de respeito! NUNCA mais assino um serviço net, minha mãe cancelou apenas o telefone e a internet, mas vou cancelar a tv por assinatura tambem, vou assinar a TV-A, não considero o serviço da telefonica exemplar, mas inacreditavelmente eu fui infinitamente mal atendido pela net, eu sei que um assinante não quer dizer nada em seus números, mas garanto que a propaganda negativa que vou fazer daqui pra frente irá repercutir longe, não vou parar por aqui. e lanço o desafio mais uma vez... ME MOSTRE A GRAVAÇÃO EM QUE EU ACEITO OS TERMOS E A DATA!

    ResponderExcluir
  59. Bom então quer dizer que se a gravação for a mais de 90 dias você se fud... Não adianta nada no caso de vc pegar aqueles planos considerados promocionais por 6 meses. No 4º mês eles irão te cobrar preço cheio, então não vai ter como você provar pois já se passaram 90 dias e a gravação não será recuperada.

    ResponderExcluir
  60. =====
    Photoshop disse...

    Bom então quer dizer que se a gravação for a mais de 90 dias você se fud... Não adianta nada no caso de vc pegar aqueles planos considerados promocionais por 6 meses. No 4º mês eles irão te cobrar preço cheio, então não vai ter como você provar pois já se passaram 90 dias e a gravação não será recuperada.

    =====

    Não. Basta que você exija o envio da gravação da conversa no momento em que você celebra o contrato. Daí então é só mantê-la bem guardadinha com você. Se no quarto mês eles cobrarem de você um valor indevido, diferente do que fora acordado no momento da contratação, bastará dizer que você tem a prova em suas mãos, a gravação, que demonstra que estão lhe cobrando a mais e que estão descumprindo o contrato firmado há quatro meses atrás. Com uma prova dessas você ganha fácil da Net, sem nem sequer precisar contratar um advogado, inclusive fazendo-a te ressarcir em dobro do valor cobrado a maior.

    ResponderExcluir
  61. So vim agradecer , fiz uma reclamaçao no site reclame aqui e vc postou um comentario indicando o seu site , li todas as dicas e em menos de 3 horas tudo estava resolvido graças a uma pequena ligaçao para anatel.
    Muito obrigado , favoritado e sera divulgado a todos os meus amigos com problemas semelhantes.
    Att
    Thiago nao esse ai da gravaçao rsrsrs

    ResponderExcluir
  62. Olá, afrânio. Contactei a anatel acerca das questão do ponto adicional. Eis o que eles me responderam:
    O Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura disciplina os serviços que podem ser cobrados (instalação e reparo da rede interna e pelos conversores/decodificadores de sinal), além de estabelecer a proibição de cobrança adicional pela programação transmitida nos referidos pontos.

    Quanto ao conversor/decodificador de sinal a ser utilizado no Ponto Extra/Adicional, convém registrar que a Anatel não regulamenta o fornecimento de equipamento pelas prestadoras de serviços de telecomunicações. Sendo assim, e considerando que o conversor/decodificador de sinal utilizado é equipamento e não serviço, a forma por meio da qual a prestadora de Serviços de TV por Assinatura irá disponibilizá-los faz parte da estratégia de seu plano de negócio, a empresa poderá fazer a comercialização (aluguel ou venda), conforme lhe convier, não cabendo a ingerência da Anatel nesse aspecto.

    Cumpre esclarecer que em agosto/2010 foi concedida liminar na Ação Civil Pública movida pelo MPF-SC, limitando a cobrança do Ponto Adicional apenas nos casos de instalação e de reparo da rede interna, proibindo a cobrança de qualquer outro valor relativo a fruição do referido serviço. Tal decisão foi concedida em face da NET Florianópolis Ltda., SKY Brasil Serviços Ltda. e EMBRATEL TVSAT Telecomunicações Ltda.

    A Anatel adotou as providências administrativas cabíveis no sentido de fazer cumprir a determinação judicial; porém a liminar já foi suspensa e o uso do decodificador, que não é serviço, pode ser cobrado normalmente pelas prestadoras.

    Ressaltamos que o fornecimento ou não de ponto adicional, bem como limitação a instalação de pontos adicionais estão inseridas e definidas no plano das prestadoras, sendo respeitado que a abordagem deve ser a mesma à todos os novos contratos/Assinantes.

    Além disso, deve-se destacar que todo valor, além do contratado, instituído pela Prestadora, deve ser previamente informado ao Assinante e expressamente anuído por este em data anterior à sua cobrança.

    Sugerimos a gentileza de ao realizar novos questionamentos, que os faça via sistema, mas não através de reaberturas ou por meio de retorno deste e-mail informativo.

    Caso o usuário tenha alguma sugestão para melhoria dessa resposta, favor nos enviar.

    Atenciosamente,

    CC-SCMCENTER - ANATEL
    End. SAS Qd. 6 Bl. E 7º andar - Ala Norte - Asa Sul - Brasília/DF - CEP 70.313-900

    ResponderExcluir
  63. =====
    Anônimo disse...

    Olá, afrânio. Contactei a anatel acerca das questão do ponto adicional. Eis o que eles me responderam:
    O Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura disciplina os serviços que podem ser cobrados (instalação e reparo da rede interna e pelos conversores/decodificadores de sinal), além de estabelecer a proibição de cobrança adicional pela programação transmitida nos referidos pontos. (...)
    =====

    Pois é, colega, a cobrança de aluguel pelo uso do equipamento ou pela fruição de ponto adicional (na prática, para nós, clientes, pagar pelo uso do equipamento é a mesma coisa que pagar pelo ponto adicional) atualmente é considerada LEGAL, ou seja, PERMITIDA POR LEI. Pelo menos essa é a posição atual de nossa jurisdição. Até mesmo lendo o post deixado por você podemos notar que tal cobrança é permitida. Só o que não é permitido, segundo o Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de TV por Assinatura, é aumentar o valor de um serviço (entenda "serviço" como "pacote de canais") só pelo simples fato de o cliente possuir um ou mais pontos adicionais. Ou seja, na Net, por exemplo, existem os tais pacotes à la carte (à la carte Mundo, à la carte Notícias, e por aí vai...). Se o cliente resolve ter um desses pacotes, a Net não tem o direito de multiplicar o valor do pacote pela quantidade de pontos adicionais que o cliente possui, cobrando dele o valor multiplicado. Ou seja, se um determinado pacote à la carte custa R$9,90, o cliente só pagará R$9,90, não importando quantos pontos adicionais ele tenha. Porém, nada impede a Net de cobrar do cliente pagamento de cada um dos pontos adicionais que ele esteja usando, pois a lei permite isso à prestadora. Quer dizer, se o cliente tem três pontos adicionais, ele pagará o valor do ponto adicional multiplicado por três, mas o valor do pacote à la carte -- e de qualquer outro tipo de pacote de canais! -- NÃO pode ser multiplicado, JAMAIS!

    ResponderExcluir
  64. cara bom trabalho vc faz neste blog abrindo o nossos olhos contra essas empresas malditas....no meu caso NET VIRTUA.




    CLENIO HOFFMANN

    ResponderExcluir
  65. Olá Afrânio,
    Como a NET ainda não me atendeu troquei o pagamento por boleto e cobraram R$10,00. Anatel neles...
    Obrigado pelas dicas.
    Vicente

    ResponderExcluir
  66. RJ: JUSTIÇA PROÍBE NET DE COBRAR POR EMISSÃO DE BOLETO

    (18 de novembro de 2010 - 10h09 - atualizado 16h33)

    O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) obteve na Justiça uma liminar que impede a operadora Net de cobrar no Estado uma taxa de R$ 10 para emissão de boleto bancário para pagamento de débitos, como a empresa vinha praticando.

    A cobrança desrespeita normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Banco Central (BC), segundo o MP-RJ. A Net recorreu três vezes da decisão, tendo todos os recursos negados.

    A determinação foi requerida junto à 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, na 1ª Câmara Cível.

    A Net afirmou em nota que não cobra pela emissão do boleto desde 2009, e que essa forma de pagamento "nunca foi a única forma oferecida pela empresa". A empresa vai recorrer novamente da decisão.

    Fonte:
    http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201011181209_RED_79392499

    ResponderExcluir
  67. Sou mto grata pelas infromações postadas em seu blog. Me ajudou a resolver meu problema com a net mostrando que sabia de meus diritos. É BOM VER PESSOAS QUE SE PREOCUPAM COM O PRÓXIMO COMO VC!
    MUUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  68. PENA NAO TER LIDO ISTO ANTES DE ENTRAR COM UM PROCESSO CONTRA A NET, POIS PERDI, POIS NAO SOUBE REDIGIR CORRETAMENTE O QUE QUERIA, APESAR DE TER PROCURADO UM ADVOGADO DAS PEQUENAS CAUSAS. PELO QUE ENTENDI NAO POSSO RECORRE COM A MESMA RECLAMAÇÃO, MESMO TENDO TUDO GRAVADO ELES NAO ANEXARAM A GRAVAÇÃO E FICOU POR ISSO MESMO.

    ResponderExcluir
  69. Muito obrigada. Seu blog me ajudou a correr atrás de um problema no DETRAN e agora vou aguardar a gravação que comprovará a incompetência dos atendentes e má informação. Se eu não tivesse acessado seu blog e lido ficaria a ver navios. Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  70. Net Virtua não para de me ligar para oferecer serviços, mas meu cadastro nunca é efetuado porque eles dizem que estou devendo mais de 900 reais por serviços prestados em 2002. Estou morando em outro apartamento há 8 anos, mas lembro que na época pararam de enviar faturas e o sinal ficou cortado um tempão. Inclusive, levaram anos para buscar o decodificador. O pior é que eles continuam me ligando para oferecer o serviço. Veja como eles são desorganizados. Só fiquei sabendo disso recentemente e tenho certeza que não estou devendo 900 reais para a Net. Mas essa cobrança indevida não vai ficar assim porque vou reclamar na Anatel. Pelo menos, eles são competentes.

    ResponderExcluir
  71. Obrigado pelas dicas, Afranio!
    Hoje mesmo solicitei para testar o arquivo wav do ultimo protocolo constante do meu boleto bancario da Net, bem como fiz por email a reclamacao a Anatel da propaganda enganosa da Net e da cobranca indevida em minha mensalidade.
    Agora e aguardar...
    Abracos

    ResponderExcluir
  72. Valeu cara!! Ótimas informações!
    Aderi ao plano Embratel DDD Ilimitado (cheguei a receber a primeira fatura inclusive) e agora a NET liga dizendo que foi um erro, que não valia pra NETfone. Sendo que eu usei DDD mais do que o normal... Pelo jeito vou ter que usar todas as suas dicas! Que inferno né?!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  73. Afranio, a Net me ligou hoje a noite (6/12/10) a pedido da Anatel as minhas solicitações foram plenamente atendidas, ou seja, estarão descontando na 2ª via do boleto de dezembro/10 os valores cobrados indevidamente no boleto de novembro/10.
    Alem disso oficializaram por email as novas condições contratuais daqui em diante com acréscimo de R$ 10,00 mensais, conforme oferecido por telefone.
    Cara, não sei como lhe agradecer. Valeram as dicas!

    ResponderExcluir
  74. Parabéns AfrÂnio!!!

    Estou passando por uma fase difícil que no momento preciso reduzir e/ou cortar alguns gastos. E olha que hoje um dos vendedores da NET, de onde tiraram meu telefone vai saber, me ligaram oferecendo um plano milagroso para tornar-me um cliente, deixando claro que sou cliente de outra prestadora. Pedi pra retornar amanhã pra pensar a respeito e resolvi garimpar a internet pra saber da tal "notoriedade" e depois de ler várias reclamações a respeito "caí" aqui no seu blog....

    Parabéns por esse maravilhoso trabalho, pode contar que ajudarei nessa divulgação. Infelizmente há muita "picaretagem" nesse mundo e, a maior parte da população não conhece os seus direitos, tornando-se escravos desses "prestadores" hipócritas que só enxergam o seu próprio lucro!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  75. Tu é fera... show de bola todas as suas postagens.

    Abraço

    Rafael Barbosa

    ResponderExcluir
  76. Olá Sr. Afranio , eu agradeço pelo conselho neste informativo divido em clausulas .Eu de fato , estou indignada com tamanha falta de espeito com o consumidor .O que eu puder fazer ,para lutar por meu direito eu vou fazer . Porque só eu sei o que passei neste , periodo para solicitar alteração de minha fatura , não tem nenhum cabimento.Sem contar que não registrei a falta de educação dos funcionários para executar o serviço . Confesso que da um pouco de receio , pois são pessoas que executaram serviços na casa .Mas não vou desistir , esta pagina só me fortalece o quento tenho direito devido as falhas deles.

    Obrigada , uma ótima semana !

    Graziele S Meneses

    ResponderExcluir
  77. Adorei as informações!!!Com certeza me ajudarão muito!!!

    ResponderExcluir
  78. Meu caro, obrigado pelas informações sobre a Net, e só reforça minha opinião, "falta de respeito com o consumidor".

    obrigada,

    Márcia

    ResponderExcluir
  79. Tenho assinatura NET-Virtua em casa. De tempos para cá enfiaram um serviço chamado NET-PHONE que eu não pedi e nem quero. Há anos que peço para removerem isto da minha conta e não consigo sucesso. Dão isenção por um período e depois voltram acobrar por este serviço. Volto a reclamar, pedir p/ tirar e tudo recomeça, com o mesmo fim; voltam a cobrar na fatura. Inadvertidamente já paquei uns 3 meses em final de dezembro e não obtive rescarcimento.
    Como devo proceder para que excluam DEFINITIVAMENTE este NET-PHONE da minha assinatura e conta?
    Obrigado, Silvio

    ResponderExcluir
  80. =====
    Anônimo disse...

    Tenho assinatura NET-Virtua em casa. De tempos para cá enfiaram um serviço chamado NET-PHONE que eu não pedi e nem quero. Há anos que peço para removerem isto da minha conta e não consigo sucesso. Dão isenção por um período e depois voltram acobrar por este serviço. Volto a reclamar, pedir p/ tirar e tudo recomeça, com o mesmo fim; voltam a cobrar na fatura. Inadvertidamente já paquei uns 3 meses em final de dezembro e não obtive rescarcimento.
    Como devo proceder para que excluam DEFINITIVAMENTE este NET-PHONE da minha assinatura e conta?
    Obrigado, Silvio
    =====

    Faça como eu, cancele esse lixo chamado Net Fone! Se você quiser, é possível ficar apenas com dois serviços da Net: a TV a cabo e o Vírtua. Eu mesmo só uso esses dois serviços. Ninguém tem de ficar aturando o Net Fone coisa nenhuma! E se o vendedor lhe disser que ficando apenas com dois serviços a mensalidade é mais cara então diga em alto e bom som a ele que ISSO SE CHAMA VENDA CASADA e, assim sendo, é considerado prática ILEGAL E CRIMINOSA DA NET E DE SEUS FUNCIONÁRIOS.

    Lute por seus direitos, reclame para a Anatel, pois ninguém tem obrigação de contratar serviços indesejados, quaisquer que sejam eles. Pague apenas pelos serviços que você quer usar, mas faça questão de pagar o preço justo! Não admita que a Net lhe aplique, como forma de puni-lo, uma mensalidade num valor maior do que o valor do combo com os três serviços.

    Aconselho você a ler o texto da seguinte página:

    http://netcombonaopresta.blogspot.com/2009/09/net-fone-conheca-o-de-verdade.html


    Que a Net se afunde na lama que ela própria cria em torno de si mesma.


    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  81. Olha vc ta de parabens Afranio e todos os colegas q postaram...mas eu to indignado c essa empresa, com a defesa ao consumidor e com as leis brasileiras....nao entendo, eu que morei fora varios anos em varios paises, como podem deixar uma empresa fazer isso com os consumidores por tanto tempo....entendo as colocacoes que que tem reclamar c PROCOM e ANATEL mas isso ja foi feito por milhares de consumidores ha mtos anos e nada mudou...eu ja fiz e nao ganhei nada.... minha escolha foi: mudei p outra empresa....to na GVT e ate agora to mto contente....isso fere eles mais pq pega no bolso deles...minha sugestao entao eh fazermos diferente....td mundo em propaganda contra....vamos investir em pessoas sairem dessa empresa lixo e mudarem p outras...Abracos

    Sergio

    ResponderExcluir
  82. Olá Afranio,

    Primeiramente parabens pelo artigo, me ajudou bastante.
    Porém uma dúvida.
    Eu assinei um pacote com a NET por telefone há quase um ano. Isso foi em março de 2010.
    O pacote incluia internet de 5 mega e telefone.
    O vendedor me informou que nos 3 primeiros meses eu seria isento da franquia do telefone no valor de 39,90. O QUE PRA MINHA SURPRESA NÃO ACONTECEU.
    Desde o primeiro mes o valor foi cobrado. O tempo passou, tentei inumeras vezes resolver diretamente com a NET, porém sem sucesso. Agora a saída é via Procon ou Juizado especial, para isso segui as suas dicas de solicitar as gravações. Ao solicitar a gravação do primeiro contato que fiz ao assinar os serviços por telefone. A atendente me informou que eles só possuem a gravação dos últimos 90 dias. Como a minha ligação foi em março de 2010, a atendente não teria como me enviar a gravação.
    Você poderia me dizer como devo proceder diante de uma situação como essa ?
    Ficarei agradecido se você puder me responder pelo e-mail arq.frassetto@gmail.com

    Muito Obrigado

    Ramon

    ResponderExcluir
  83. Olá.
    Primeiramente parabens pelo blog.
    Eu queria uma ajuda pra saber se posso reclamar sobre descarga eletrica vindo da rede NET....pq queimou minha placa de rede e a saida ethernet do modem...não teve queda de energia e nem acilação.Tambem tenho NOBREAK pra proteger meu PC,veio o tecnico da net e eu perguntei como a empresa ia arrumar minha placa de rede e ele disse que tenho que arrumar tres laudo de tres tecnicos e mandar pra net.Tambem liguei para o atendimento da net.e a atendente com o auxilio de um tecnico ,me disse que é impossivel ter tido uma descarga eletrica na rede da empresa.e que essa descarga eletrica veio pela rede eletrica...E ja conversei com alguns tecnicos e todos me disse que se fosse pela rede eletrica teria queimado o transformador de energia do modem e com sorte eu ainda estaria com minha placa de rede intacta.
    Gostaria de saber se a net tem alguma responsabilidade com isso...ja que o modem a ser usado so pode ser deles.
    Aguardo a sua ajuda ou de alguem que ja tenha passado por isso!
    Meu e-mail jap_18@hotmail.com
    Desde ja Obrigado e parabens pelo blog muito util a todos os consumidores!

    ResponderExcluir
  84. parabens pelo post gigante hehehehe.

    ja conhecia algumas coisas dessa lista, pois ja trabalhei em sac de uma empresa. outras eu não sabia, e me ajudaram a saber quais medidas adoto para brigar pelos meus direitos (estou sem tv e virtua desde sabado, dia 21/01) e até agora só ouvi dos atendentes isso:

    1-datas diversas pro problema ser resolvido
    2- minha região tá com problemas. e o extranho é que o vizinho da rua de baixo, da de cima, do lado direito e do esquerdo (sem exagero) estão com suas tvs e virtuas funcionando...
    3- alguns atendentes me ensinaram o mobrau ("olhe se o fio está conectado ao modem!!!!") acredita nisso?
    4- uma atendente disse que a tv tá normal, mas o virtua nunca caiu..HAUAHUAAUHAUAHUAHUA

    detalhe: descobri o problema por acaso! como moro em apartamento, resolvi pesquizar com os vizinhos se os serviços deles estão normais. TODOS que tem net, estão sem sinal desde a data que eu disse. falando com a administração, advinhe: eles tão tentando contato com a net a dias, pois o aparelho de distribuição está queimado...

    agora eu pergunto: o que custa pra esses desprovidos de celebro da net pesquisarem um pouco, e dar uma informação mais coerente? mas não, cada um diz uma coisa.

    to eu aqui aguardando o tal tecnico da net que virá hoje da tarde (sim, a atendente garantiu que no FERIADO um tecnico virá aqui... não acredito, mas vamos aguardar)

    de qualquer forma, ja entrei em contato com a ouvidoria da net e, insatisfeito com o resultado, ja deixei a reclamação na anatel! agora eu pago pra ver...

    obrigado pelas dicas! ajudou muito, eu garanto.

    ResponderExcluir
  85. =====
    Anônimo disse...

    Olá Afranio,

    Primeiramente parabens pelo artigo, me ajudou bastante.
    Porém uma dúvida.
    (...)

    Muito Obrigado

    Ramon
    =====

    Vendedor da Net é assim mesmo, gosta de enganar os consumidores, só para fazê-los contratar os serviços da Net. Prometem um mundo de vantagens e preços pra lá de atraentes, mas é tudo mentira. Devem ser todos um bando de terceirizados, loucos por receber comissões da Net por conseguirem fechar negócios com as pessoas, mesmo que enganando-as.

    Sei que agora é tarde para lhe dizer isso, mas você deveria ter solicitado a gravação da conversa que você teve com o vendedor no momento em que contratou a Net, que foi em março de 2010. Como já se passaram mais de noventa dias contados a partir daquele momento, a Net não tem mais obrigação de lhe enviar a gravação. Infelizmente é assim, e eu não sei como te ajudar nesse caso.

    Mas de toda desgraça podemos tirar algo de útil. Agora você é uma pessoa muito mais precavida do que antes, e a partir de agora então você passará a exigir a gravação das conversas que você tem com atendentes não só da Net, mas de qualquer outra prestadora de serviços em setores cuja fiscalização é feita por órgãos e entidades federais (água, energia elétrica, TV a cabo, Internet banda larga, etc). Só fique bastante atento quanto à literalidade da lei. A lei diz o seguinte:


    "Decreto nº 6.523, art. 15, § 3º - É obrigatória a manutenção da gravação das chamadas efetuadas PARA o SAC, pelo prazo mínimo de noventa dias, durante o qual o consumidor poderá requerer acesso ao seu conteúdo."


    Atente-se à preposição "PARA" utilizada. Ou seja, é obrigatória para a empresa apenas a manutenção, pelo período de 90 dias, da gravação das chamadas efetuadas PARA o SAC, e não DO SAC. Isso significa que se é um funcionário da Net que está entrando em contato com você lhe ofertando um pacote, então a Net NÃO tem obrigação de manter a gravação da conversa proveniente dessa ligação, pois a iniciativa de estabelecer a conversa telefônica partiu da Net, e não de você. Para que você tenha direito a solicitar a gravação, a ligação deve partir de você e não da Net. É um pequeno detalhe esse, mas que faz toda a diferença. Mesmo que o vendedor, ao ligar para você, lhe afirmar que a conversa está sendo gravada, NÃO acredite nele, principalmente se for um vendedor da Net. Quando você for abordado dessa maneira por um vendedor da Net ou de qualquer outra empresa, proceda da seguinte maneira: diga que você irá entrar em contato com a empresa, para solicitar o que lhe está sendo ofertado, porque assim você terá direito de acesso à gravação da conversa.

    Provavelmente não vai adiantar, mas tente o seguinte: ligue para a Net e solicite o histórico de suas demandas. A Net é obrigada a lhe enviar esse histórico em até 72 horas, para estar em obediência ao decreto nº 6.523, art. 16 (leia minha dica nº 3 acima). Nesse histórico deve constar o conteúdo de suas demandas, ou seja, tudo que fora negociado até hoje durante as conversas que você teve com funcionários da Net. Quem sabe assim você consiga obter o conteúdo da negociação firmada em março de 2010.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  86. Boa tarde Afranio!!!
    Se houvessem mais pessoas que reclamassem seus direitos,como você o faz, com certeza não haveria tanto abuso.
    Tenho uma dúvida, não sei se tu podes me ajudar...
    Meu problema com a net é o seguinte:
    Há 03 dias estou com problemas na velocidade da internet do pacote (NETCOMBO), ela funciona, mas muito lenta. Entrei em contato com a central de atendimento que encaminhou um rapaz para fazer a assistência técnica, como de hábito. O horário estipulado para atendimento foi das 8hs as 11hs. O rapaz primeiramente ligou pra ver se havia realmente necessidade da visita. Após, por volta das 10hs e 30min ele apareceu em minha residencia, aonde não conferiu os cabos, não fez teste com os mesmos, muito menos com o modem da net. Vale lembrar que meu note esta conectado diretamente com o modem da net, não possuo roteador. Diante disso, ligou para a central de atendimento e fez alguns testes no meu micro, em sua configuração, ainda assim sem obter algum sucesso. Resolveu buscar então o notebook da net para fazer os testes, já que o rapaz da central de atendimento havia dito que o problema não era com a net e sim com meu note. Saiu e disse que voltaria logo, retornando ao meio dia, uma hora após o término do horário estipulado pela NET (11hs) para que fosse feito o serviço.
    Feito isso, ele constatou que problema era meu (sim, foi exatamente nestes termos que recebi o diagnostico do problema) e que o valor da visita tecnica custaria R$70,00 e que seria cobrado na próxima fatura. E que para resolver meu problema, que estava fora da alçada da NET e mais ainda do seu designado técnico eu teria que chamar outro assistente técnico de outra empresa.
    Sendo assim, para resumo da ópera,não foi resolvido meu problema, continuo com a NET lenta, e de brinde perdi toda manhã com um funcionario que não cumpriu horarios estabelecidos pela sua propria empresa, não fez absolutamente nada, a não ser sentar em frente ao micro e bocejar, e o valor de R$70,00 para a NET embolsar sem fazer absolutamente nada.
    Fica a dúvida, eu sendo usuaria da net, não possuo o direito a uma assistencia tecnica gratuita?? Afinal se eu soubesse que o problema não era com a NET, obviamente teria chamado outra pessoa habilitada, desembolsado talvez menos dinheiro e estaria com meu problema resolvido.
    O fato do funcionario não ter feito nada,não ter resolvido meu problema e naõ ter cumprido seu horario não me isentaria desse valor???

    Fico no aguardo do seu retorno,

    Desde já grata pela atenção!!!

    Celi

    ResponderExcluir
  87. Sabe me dizer se posso solicitar copia da gravacao de todos os contatos que fiz com a operadora? Ou eh somente de um especifico? No meu caso eh com a Oi.
    Juliana

    ResponderExcluir
  88. =====
    Anônimo disse...

    Boa tarde Afranio!!!
    Se houvessem mais pessoas que reclamassem seus direitos,como você o faz, com certeza não haveria tanto abuso.
    Tenho uma dúvida, não sei se tu podes me ajudar...

    (...)

    Desde já grata pela atenção!!!

    Celi
    =====

    Quanto à negligência do técnico da Net, se for realmente tudo verdade o que você relata, então sem dúvida alguma que você não tem obrigação de pagar os R$ 70,00. Mas se de fato o "problema for seu" então aí eu já sou da opinião de que você deve pagar os R$ 70,00...

    Perceba que essa é uma questão muito delicada. Acredito que a maioria das pessoas que usam o Vírtua não entendem muito sobre computadores. E não têm de entender mesmo! Esse é o perfil de grande parte dos usuários de Internet. Comparemos com o uso de TV. É necessário saber detalhes técnicos do funcionamento interno de uma TV para ser capaz de usá-la? Obviamente que não. Qualquer leigo com um certo esforço consegue sozinho conectar os fios e cabos na TV para enfim poder assistir aos seus programas favoritos. Quando todo o aparato envolve não só a TV, mas também aparelho reprodutor de DVD, decodificador digital, caixas de som, etc, as conexões ficam um pouquinho mais complicadas de ser feitas, mas, de novo, nada que um leigo não seja capaz de fazer. Se o leigo não conseguir se virar então o máximo que ele vai fazer é pedir ajuda a algum sobrinho seu ou até mesmo a um vizinho. Sempre temos aquele conhecido ou parente nosso que manja dessas coisas técnicas. Enfim, resumindo, o que eu quero dizer é que ninguém precisa ser técnico de TV para poder usar uma TV.

    Quando acontece algum problema na TV, em muitos casos nós, meros leigos, conseguimos facilmente identificá-lo e corrigi-lo, ou pelo menos somos capazes de diferenciar o caso em que o "problema é nosso" de outro caso em que o "problema é da Net". Quer um exemplo? Quando não está saindo som algum de sua TV você provavelmente vai pensar primeiro que o problema está no decodificador da TV a cabo da Net. Ao chamar um técnico da Net para analisar o problema, certamente a primeira medida que ele tomará será desconectar o decodificador de sua TV para ver se assim também não há som. Digamos que mesmo com o decodificador desconectado não saia som algum de sua TV. Vendo isso é bastante fácil para um leigo ficar convencido de que o "o problema não é da Net" e sim tão somente de sua TV. Nesse caso, faria sentido reclamar, pestanejar, gritar, dizendo que o problema é da Net e que, por você estar pagando o serviço de TV a cabo dessa prestadora, ela tem obrigação de consertar o defeito de não estar saindo som de sua TV? Essa eu não preciso nem responder, né?

    (continua...)

    ResponderExcluir
  89. (...continuação...)

    O "mundo dos computadores" é bem diferente do "mundo dos televisores". O computador está longe ainda de ser considerado um "eletrodoméstico" simples e de fácil manuseio como é a TV. Na TV você aperta um botão e tudo funciona. Já num computador nem sempre é assim tão simples. Numa queda de energia uma TV simplesmente desliga. No caso de um computador, se houver queda de energia ele pode não apenas ser repentinamente desligado, mas infelizmente também pode acontecer de algum setor do disco rígido ficar corrompido, podendo comprometer seu funcionamento como um todo, sendo em alguns casos extremos necessário formatar o disco rígido e reinstalar o sistema operacional. Só que antes de fazer disso, talvez se queira fazer um backup dos arquivos. Eita, "disco rígido", "formatar", "sistema operacional", "backup", do que é que o senhor está falando, sr. Afrânio? Nada de mais, só estou demonstrando o quanto essa maquininha que chamamos de computador está longe de ser considerada simples e de fácil manuseio. Seria um leigo capaz de fazer backup dos arquivos de seu disco rígido corrompido, formatá-lo e instalar nele um sistema operacional com a mesma facilidade que teria para conectar o cabo da antena, o aparelho reprodutor de DVD e o decodificador digital em sua TV? E olha que eu nem cheguei a falar sobre problemas de vírus em computador. Existe vírus em TV?

    E quando dá algum pau no computador, daqueles bem sinistros, que costumam acontecer do nada absoluto, pelamordedeus! Será que numa situação como essa um leigo é capaz de diferenciar facilmente quando é um "problema seu" e quando é um "problema da Net"? Você menciona em seu comentário postado que a velocidade de sua banda larga está lenta. Sem querer afirmar coisíssima nenhuma, mas só para mostrar a você um indubitável caso (para mim!) de "problema do cliente" e não da Net: um programa peer-to-peer que baixa filmes pode estar rodando em sua máquina. Algum conhecido seu pode ter usado seu computador e instalado nele um programa desses. Programas desse tipo interferem bastante na velocidade de banda larga. Eu, se fosse técnico da Net, ao atender a uma reclamação de um cliente que afirma que o Vírtua está lento, ficaria bastante enfurecido se, ao realizar a visita técnica, constatar que a lentidão está sendo causada por um programinha peer-to-peer. Daí então pergunto: é claramente óbvio que nesse caso trata-se de "problema do cliente" e não da Net? Depende. Para um leigo pode não ser óbvio, e ele ainda vai se achar no direito de reclamar para a Anatel, para o Procon, dizendo que a Net não o está atendendo satisfatoriamente. Óbvio é, por exemplo, identificar que o problema é na TV quando desta não sai som algum, conforme mencionei anteriormente, e isso é óbvio para qualquer um, até para leigos.

    (continua...)

    ResponderExcluir
  90. (...continuação...)

    Agora vou dizer o tratamento ideal que todo cliente de qualquer empresa provedora de Internet de banda larga merece: levando em conta que a imensa maioria dos usuários do Vírtua não entendem nada de computador e só o que querem é navegar na Internet, bater papo em chats, usar o messenger, acessar Orkut, etc, eu acho que todo mundo, seja leigo ou não, tem o direito de chamar o técnico da Net pelo menos umas duas vezes por mês quando dá algum problema no computador, SEM TER DE PAGAR NADA POR ESSAS DUAS VISITÁS TÉCNICAS, QUALQUER QUE SEJA O TIPO DO PROBLEMA. A quantidade de vezes que o técnico vai à residência do cliente deve ser registrada no sistema da prestadora, para que, da terceira vez em diante, e só se for realmente caso de "problema do cliente", seja cobrado o valor de R$ 70,00. Note que eu não sou contra a cobrança desse valor quando o problema de fato não tem nada a ver com o serviço da prestadora. Se não fosse permitido às prestadoras cobrar em casos de visita técnica improdutiva haveria abusos. E brasileiro gosta de abusar, infelizmente.

    De todo modo, lendo seu comentário me parece que houve extrema negligência do técnico. Me parece que ele nem sequer explicou a você porque é que o "problema é seu". Isso é o mínimo que ele deveria ter feito. É por isso que eu acho mais do que justo que você não tenha a obrigação de pagar os R$ 70,00, principalmente devido a toda essa lamentável situação pela qual você passa.


    Reclame, Celi, pois a meu ver você está com toda a razão e tem todo o direito de reclamar!

    ResponderExcluir
  91. =====
    Anônimo disse...

    Sabe me dizer se posso solicitar copia da gravacao de todos os contatos que fiz com a operadora? Ou eh somente de um especifico? No meu caso eh com a Oi.
    Juliana
    =====

    Você tem direito a acessar qualquer gravação de conversa proveniente de ligações que você tenha efetuado para conversar com atendentes da operadora, inclusive TODAS as gravações.

    Caso a operadora se negue a entregá-las a você, reclame para a Anatel.

    ResponderExcluir
  92. Você, em seu artigo, fala das multas aplicadas pela net aos seus clientes, no caso de cancelamento de algum produto. Pois no meu caso, não terei de pagar a multa e sim a totalidade do produto. E isso que não recebi o proiduto e o cancelei em 04 dias. Pedi o bbb11 e deveria pagar 130,00 por ele. Tentei pelo computador e recebi um e-mail dizendo que não poderia receber o produto pois não sou net digital e, sim, analógica. Sou net digital, tenho o aparelho prata e já comprei filmes. O engano do e-mail não me fez desistir, tentei pelo controle da net. Como a propaganda diz é simples, a gente pode comprar pelo computador ou pelo controle. Não pode. Aí liguei para lá e fui atendida por uma ligação que me disse que estava tudo ok e que eu receberia o sinal do bbb11 em, no máximo, duas horas. Passaram-se duas horas e nada. Liguei novamente e a gravação me passou para um outro ramal. Lá fui informada que não era como a propaganda diz. Que eu teria de receber um técnico em casa e mudar o cartão que vem dentro do meu aparelho. Disse que queria desistir e o rapaz disse que não era com ele. Tentei o ramal do cancelamento várias vezes e não consegui ser atendida. Três dias depos fui atendida e fiz o cancelamento. Não havia recebido o produto e todos os meios que a propaganda ensina para fazer os pedidos estão errados. A gravação também disse que tudo estava ok quando, na realidade, não estava. O rapaz ao ser perguntado se eu teria que pagar alguma multa disse que falaria com o supervisor. Alguns minutos depois ele voltou e disse que não, multa eu não teria de pagar, mas pagaria pelo bbb11 inteiro, os 130,00, mesmo sem ter recebido o programa. E agora??? Me senti enganada e roubada. Mas não disse nada, apenas agradeci e desliguei. A net está cada dia mais abusada e pior no relacionamento com os clientes.

    ResponderExcluir
  93. Olá gostaria muito de agradecer pelas dicas.
    Fiz um combo com a NET por 359,70 e já na primeira fatura veio um reajuste de 11% referente a um plano anterior que eu tinha mas apenas da TV.Disseram que não poderiam tirar esse aumento e foi aí que eu reclamei na Anatel e em dois dias a NET me ligou e retirou o aumento e ainda vai me devolver o valor das duas faturas que eu já havia pago enquanto tentava negociar direto com eles.
    Muito obrigado, pois realmente só na hora em que eu coloquei a Anatel no meio é que tudo se resolveu.

    ResponderExcluir
  94. Olá Afrânio,
    Estou com um problema, a Net me deu alguns meses de degustação do PFC, após o fim EU que deveria avisar que não queria mais a degustação, acontece que esqueci deparei com a cobrança na fatura, resumindo liguei e não vão cancelar o valor cobrado. Vc tem alguma dica para me dar?
    Abraços
    Luciano

    ResponderExcluir
  95. PARECE QUE SÓ EXISTEM INCOMPETENTES TRABALHANDO NA NET, POIS TIVE O MEU NOME NEGATIVADO E NO MESMO DIA PAGUEI A FATURA, APÓS 10 DIAS MEU NOME CONTINUA NO SERASA E A NET AFIRMA QUE NÃO DEVO ABSOLUTAMENTE NADA A ELES...MAS NEU NOME CONTINUA SUJO POR CAUSA DELES...VOU PROCURAR UM ADVOGADO E MOVER UMA AÇÃO CONTRA A NET DE SP.

    ResponderExcluir
  96. parabéns! quanta informação!
    Também faço parte da lista "enganados pela net".
    Troquei o pacote a 3 meses atras com garantia de pagar determinado valor por 9 meses e sem nenhum aviso prévio a net simplesmente cancelou minha promoção. Tentei cancelar o net combo e me informaram que tenho que permanecer por 18 meses com o pacote. vou procurar os meus direitos.

    ResponderExcluir
  97. Obrigado Afrãnio

    Mais uma vez verificamos que estamos sendo enganados, estou cancelando meu contrato com a NET, pela falta de profissionalismo , a incompetencia e a desconsideração com o usuario.
    Estamos em um Pais maravilhoso , mas temos que ajudar a mudar esta falta de vergonha das prestadoras de serviço não só a NET MAIS MUITAS OUTRAS
    VAMOS MUDAR ESTE PAIS -RESPEITO, HONESTIDADE, COMPETENCIA, RESPONSABILIDADE SOCIAL, VAMOS EXIGIR NOSSOS DIREITOS COMO CIDADÃO

    Que os orgões competentes tomem as devidas providencias cabiveis a tais fatos indicado pelo nosso Amigo Afranio e varios outros , como que foi enganado pela NET.......................

    ResponderExcluir
  98. Parabéns pelo blog e pela iniciativa em mostrar a verdadeira face desta empresa de merda que é a NET. Eu não imaginava que a Anatel intervisse pelos usuários assim tão empenhadamente, por isso eu nem sequer sabia que podia acioná-los para pedir ajuda na solução do problema, mas agora não vejo a hora de chegar segunda-feira para eu poder fazer minhas reclamações. Parabéns novamente ao autor!

    ResponderExcluir
  99. Parabéns pelo blog e pela iniciativa em mostrar a verdadeira face desta empresa de merda que é a NET...
    Sempre tive problemas com a net, assinei durante 3 anos e tive problemas do comeco ao fim.
    Ai tomei uma decisao (nao e certa + por incrivel que pareca nao tive mais problemas)
    Comprei um modem e um decodificador liberado.
    Ja faz 16 meses que nao tenho dor de cabeca. (nao estou induzindo a fazerem o mesmo, PELO AMOR DE DEUS)

    ResponderExcluir
  100. Senhores, vou falar uma coisa, pena que na minha região não tenha outra TV a cabo, somente essa porcaria da NET, porque eu já teria mandado para o inferno a tempo. Estou a mais de dois meses brigando com a NET pela troca dos cabos de instalação do meu apartamento e nada, o que eles fizeram é que aproveitaram os cabos da antena coletiva e hoje tenho um monte de interferências, a internet cai e fica dias sem sinal, já foram mais de 15 técnicos, toda vez é uma desculpa diferente, o que foi a ultima vez pediu para eu tirar todos os painéis das TV´s que ele não podia fazer isso e que eu teria que reagendar a visita para a mudança dos cabos, reagendei para hoje, tirei todos os paineis e tv´s, a casa esta uma bagunça, são 4 TV´s e 4 paineis espalhados pela casa, assim que o tecnico chegou, perguntou o que era para fazer, minha esposa explicou tudo, desde o inicio, inclusive que foi um tecnico que tinha encontrado esse defeito, sabe qual a resposta, NÃO TROCO CABOS, SOMENTE FAÇO VERIFICAÇÕES, A SENHORA LIGOU NA CENTRAL ERRADA. E agora, o que fazer ? Não sei mais, estou indo ao Procon e fazendo a denuncia na ANATEL< essa palhaçada não pode continuar. EMPRESAS QUE NÃO RESPEITAM O CONSUMIDOR TEM QUE SUMIREM DO PLANETA.

    ResponderExcluir
  101. Vivi um ano feliz com a Net. Bastou mudar de plano para os problemas surgirem.
    Informaram que a mudança de plano me economizaria 20 reais e a fatura seguinte surgiu 100 reais mais cara, com um socio pfc paulista que nunca contratei, plano de internet com valor distorcido e uma tal de taxa de mudança de seleçao - a qual tambem nao foi informada quando pedi a mudança do pacote. E algo inadmissivel! Aguardo o recebimento da gravaçao para entregar para meu advogado.

    ResponderExcluir
  102. CUIDADO TODOS OS ASSINANTES DA NET, NO DIA 14/12/2011 FOI EM MINHA UM TECNICO PRA TROCA DE PONTO, POIS BEM; ELE SIMPLESMENTE POR UNS INSTANTES SOZINHO EM MEU QUARTO ABRIU UMA GAVETA QUE POR SINAL TINHA MINHAS JOIS E ROUBOU TODAS AS JOIAS MAS DEIXOU AS BIJUTERIAS QUE ESTAVAM MISTURADAS. A NET TERCERIZA SEUS SERVIÇOS MAS NAO SE IMPORTA EM CONTRATAR BANDDOS PRA COLOCAR DENTRO DE NOSSAS CASAS, AGORA EU QUERIA SABER QUEM É RESPONSAVEL??? QUEM VAI ME DEVOLVER OU ARCAR COM MEU PREJUIZO? SERA QUE ALEM DE PAGAR CARO POR UM SERVIÇO AINDA TENHO QUE PAGAR PRA SER ROUBADA OU QUEM SABE ATE SER VIOLENTADA OU MORTA POR UM DESSES FUNCIONARIOS OU PRESTADORES DE SERVIÇO DA NET? PRA MIM É FUNCIONARIO DA NET JA QUE ELES SE INDENTIFICAM COMO SENDO.

    ResponderExcluir
  103. Boa tarde, eu estou mudando de estado e indo para uma cidade não cabeada. Entramos em contato com a Net, que nos deixou de molho por quase uma hora no telefone e por fim, nos pediram para q enviassemos um comprovante de residência da nova cidade. Mas como enviar isso, se ainda não nos mudamos... após esse questionamento, fomos novamente orientados a enviar um comprovante de algum familiar. Feito, porém nada foi respondido qt a isenção da multa de quebra de contrato. Por fim, hj veo um técnico retirar a aparelhagem, mas a Net não nos deu nenhum retorno, por isso pedimos pra q o técnico só voltasse após uma negociação. Fizemos errado?Como devemos proceder? Precisamos cancelar o qt antes, pois nos mudamos em 30 dias!!! Aguardo sua resposta ansiosamente!!!

    ResponderExcluir
  104. Otimo blog, parabens!! sobre o telefone gratuito, eh quase impossivel falar usando ele, sempre aparece uma gravacao dizendo q todas as linhas estao ocupadas e dps cai a linha e, se vc ligar logo em seguida, apenas da ocupado..

    ResponderExcluir
  105. Parabéns pela iniciativa e obrigada pelos esclarecimentos. Essa empresa merece que todos seus consumidores que foram lesados de alguma forma se unam e façam alguma coisa contra ela, não é possível que uma empresa dessas saia sempre por cima, sempre ganhando em cima das fraudes e falcatruas que faz contra seus clientes. Vamos tentar iniciar uma campanha contra as fraudes da net, é revoltante ver como as atitudes dessa empresa ficam sempre impune.

    ResponderExcluir
  106. O que fazer depois de receber a gravação e ficar provado que me venderam "gato por lebre"?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  107. A Net me ligou oferecendo um serviço e não cumpriu. Agora estão dizendo que não podem me fornecer a ligação em virtude de das ligações internas, originadas de lá, somente são para uso interno.

    ResponderExcluir
  108. GOSTARIA DE SABER PORQUE EXISTE O N 10621 SAC SE NINGUEM ATENDE?
    ESTOU SEM TELEFONE RECLAMO COM QUEM COM O PAPA/
    OBRIGADPELO MAU ATENDIMENMTO

    ResponderExcluir
  109. ÓTIMO BLOG, TÁ DE PARABENS, ESTOU CURSANDO DIREITO, E SINCERAMENTE, É UM CURSO QUE TODOS DEVERIAM FAZER, ASSIM COMO ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA.
    VLW PELO BLOG

    ResponderExcluir
  110. ÓTIMO ARTIGO, PARABÉNS!!!
    A NET É MUITO SACANA E SEUS ATENDENTES DESPREPARADOS, PRINCIPALMENTE OS DO SETOR DE RECLAMAÇÃO. TE TRAATM COMO LIXO.

    EU VOU CORRER ATRÁS DOS MEUS DIREITOS E VOU COLOCAR A NET NO PAU E ESPERO SER INDENIZADO!

    ResponderExcluir
  111. AH E MAIS UMA COISA, SOU DA TURMA EM QUE A NET OFERECEU UM SERVIÇO POR UM PREÇO TAL E NO FINAL DAS CONTAS CORTARAM CANAIS, COBRARAM MAIS CARO!
    ABSURDO!! VOU BUSCAR DANOS MORAIS!!

    ResponderExcluir
  112. Simone de Medeiros Jar6 de outubro de 2012 08:09

    Pesquisei e encontrei este blog. Devia ter feito isto antes de contratar um combo da NET. Para internet: deu quase tudo certo. Para telefone: uma desgraça. Relato de um mal atendimento:
    1. no dia acertado para instalação a equipe identifica que não há passagem de um tal de cabo triaxial para o local onde está instalado o computador de mesa. Na contratação do serviço esta possibilidade não foi registrada. Conclusão: fiquei com um aparelho bem feinho em minha sala e que, além disso, fica piscado...Como o aparelho ficou na sala, precisei comprar um rastreador. Porque isto não foi informado na etapa de venda? Administrei o problema e foi dirigida para mais um senão.
    2. na ordem de serviço expedida para a empresa prestadora de serviço, a Litoral, que, por sinal trabalha com uma equipe muito gentil, não estavam contempladas as extensões. Na etapa de vendas, ficou negociado que eu contaria com 4 extensões. Mesmo sem autorização, o serviço foi feito. Ou parecia que sim. Sigo para o terceiro problema.
    3. no momento em que se daria a portabilidade (meu telefone era OI), tudo o que consigo é ficar sem comunicação. Ligo de meu celular para a NET e me sugerem um agendamento por turno: ou seja, agendamento para pessoas desocupadas ou felizes criaturas que podem ficar bestando em casa. Marco para o sábado. Vem a equipe de serviço e, aparentemente, fica tudo ok. Puro engano. Deparo-me com o quarto problema.
    4. as extensões ficaram com linha por menos de 2 horas. Volto a ligar para a NET e sou surpreendida por uma atendente que me diz um texto surpreendente, o qual seria mais ou menos assim: será encaminhada uma nova solicitação de serviço e, caso ela detecte que o problema não é da NET (não sei como isso é possível), será cobrada a visita. Respondi perguntando quanto será pago para mim, considerando estar disponibilizando meu tempo para ser incomodada pela empresa, caso seja (é lógico) visto que o problema é com a NET. Ela não tinha esta resposta. Resumo da ópera: segunda-feira, vou protocolar um pedido de cancelamento junto à Anatel e ligar para OI para tratar de meu retorno.

    ResponderExcluir
  113. Parabéns. Sou mais uma a entrar para a lista dos consumidores enganados por esta porcaria de empresa. Vou com certeza seguir as suas dicas. Agora estou também torcendo que a concorrência avance e varra de vez essa NET

    ResponderExcluir
  114. Bem, como em geral só encontramos relatos de pessoas reclamando, gostaria de fazer o contraponto. Desde que me entendo por gente fui cliente ex-TELERJ, atualmente OI FIXO + VELOX. Desde 2009, ao me mudar, totalmente insatisfeito seja pelos serviços da OI (que na época só tinha internet banda larga a velocidades baixíssimas comparadas a do VIRTUA) seja pelo péssimo atendimento no call center, resolvi assinar NET COMBO, pacote que possuo até hoje.
    Nunca tive o menor problema em 4 anos de assinatura, raramente o serviço fica indisponível e quando fica, por pouco tempo (ousaria dizer que no máximo isso acontece 1 x ao ano).
    Todas as vezes que mudei de pacote, seja downgrade ou upgrade, não tive problemas, sendo extremamente rápido e eficiente o atendimento pelo call center e tb a eventual troca de aparelho, como, por exemplo, quando mudei para pacotes com HD ou HD MAX com ponto adicional passando de digital para HD.
    Aliás, um elogio a parte o atendimento do call center da NET comparado aos atendentes da OI que te enrolam, desligam na sua cara, e não fazem o que solicitamos, seja mudança de plano ou cancelamento de um serviço.
    Ouso dizer que a cada ano mudo de plano, isso pq sempre constato no site da NET que há combos ou mais interessantes que o meu pelo mesmo preço, ou com os mesmos serviços que o meu com preços mais em conta. Da mesma forma foi a adesão ao plano do NETFONE FALE BRASIL ILIMITADO, que me atende mt bem com ligações para fixo de qq lugar do Brasil de qq operadora por 52 reais.
    Quanto a extensões de telefone, como sabia que a tecnologia era VoIP desde a instalação, nem ousei tentar, adquiri um modelo de aparelho de telefone com suporte a ramal que é ótimo!
    A única coisa que tenho a reclamar de fato é a perda do serviço em caso de falta de energia, mas que é facilmente resolvido com um nobreak (mas que não senti necessidade nenhuma de adquirir, uma vez que quando falta energia - raramente em meu bairro - basta enviar um sms a concessionária de luz para ser atendido).
    Bem, sei que parece brincadeira e que não estou falando de serviços prestados no Brasil, mas tudo que relatei é FATO para o atendimento da NET para um bairro da zona norte da cidade do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o nobreak, no dia em que você precisar dele para usar o net fone, não vai adiantar. Tenho uma pequena empresa com ramais Net Fone. Quando contratei o serviço o vendedor me garantiu que, em caso de queda de energia elétrica, com nobreak o Net Fone funcionaria. Infelizmente, não funcionou. Talvez quando falta energia elétrica o Net Fone torna-se inativo na central da Net, não sei. Na verdade, até hoje não sei direito por que é que meu Net Fone parou de funcionar naquele dia. Liguei para a Net e os atendentes me deram explicações tão absurdas que não vale a pena comentar aqui.

      Meu conselho é não confiar em 100% dos casos que o nobreak vai te salvar. Em meu caso, me deixou na mão.

      Excluir
  115. Olá estou com um problema, acinei o combo net a 3 meses, e a 2 meses estou tendo um problema na conta, o net fone está vindo com umas ligações que não estão sendo feitas por ninguem aqui de casa. Meu Pai acredita que é algum técnico que na hora está fazendo manutenção na rua faz essas ligações usando o net fone de clientes como nós. Já reclamei na net e só desconversam falam que só aparece nas contas ligações feitas pela residencia bla bla bla!!!. Já estu pensando até num eventual cancelamento, o que me surege fazer amigo?

    ResponderExcluir
  116. olá, depois que coloquei a net meu endereço de ip da problema ,não consigo acessar ,tenho que tentar varias vezes,o tecnico da net veio em minha residencia e ao verificar disse que era um problema no endereço de ip.
    antes de colocar a net não tinha esse problema ,porém a net não consegue me ajudar .
    o que devo fazer?


    ResponderExcluir
  117. Olá, meu telefone está sem comunicação desde período da manhã de hj, dia 12/03/2013.Quero saqber e necessito de que ele volte funcionar, pois minha mãe é idosa e não pode ficar sem, tbém dependo dele muito para trabalhar.

    ResponderExcluir
  118. Dificil é você ficar com a empresa parada por quase uma semana esperando uma visita tecnica para troca de um modem compativel para 100mega, que todos os dias é prometido uma visita e ninguem comparece no local para efetuar a troca, e quando comparece fala que não tem o aparelho compativel e que para reagendar. ao ligar para reclamar você ainda é obrigado aceitar que as pessoas deliguem o telefone na sua cara PALHAÇADA!!!

    ResponderExcluir
  119. Público essa nota para Net, que as vezes fica com a má fama, por causa de sua prestadora de serviço SPS logística , que não cumpre com suas obrigações e quem paga é a empresa Net.
    Sou ex funcionário da empresa SPS pra começar não cumpre nem com as obrigações com funcionários, trataós como lixo aonde a supervisora os manda toma no cu, porra , caralho,vai se fude não tem nenhuma ética profissíonal chama a atenção na frente de todos, da pior forma possível.Não para ninguém na empresa ameaça os funcionários de todas as formas, em manda-los embora, pressão gritos , falta de educação, falta de respeito, perseguição...
    Uma boca imunda só fala palavrão aos quatros ventos, eu sendo homem nunca ouvi tamanho desrespeito e tanto palavrão em apenas poucas horas é vergonhoso, nojento.
    A empresa não registra os funcionários, não tem folha de ponto, desqualifica o ser humano de todas as formas. Senhora Vanessa é uma lastima como ser humano. Fico preocupado com a empresa Net com uma pessoa a dessa estirpe a frente dos seus negócios. Funcionários insatisfeitos , trabalhando para ganhar seu pão de cada dia se depara com um ser humano desse tipo.mas parece um animal selvagem.
    Imagine só como os clientes devem ficar satisfeitos, e quem leva a fama de má empresa NET>
    Enquanto uma empresa conceituada luta para manter seu nome e seu prestigio, outra vem com uma escolha não muito favorável e destrói tudo. A maior parte dos funcionários são sem registro e são tratados como lixo tóxicos. O pior que as pessoas saem de lá processa a SPS e ainda se quiser pode incluir a NET no processo, pois ela tem responsabilidades. Não é justo porque a NET paga para receber um serviço de qualidade e com excelência para ela e todos os seus parceiros (clientes). Acabo aqui com meu sinto muito e só tenho a lamentar...

    ResponderExcluir
  120. Eu reclamo da SPS supervisora Campinas mas vejam só.


    A empresa Litoral Serviços Técnicos, prestadora de serviços da NET em municípios do interior de São Paulo, reconheceu a prática de irregularidades trabalhistas perante o Ministério Público do Trabalho em Campinas, e assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) se obrigando a sanar infrações ligadas à jornada de trabalho e pagamento de verbas salariais.

    Segundo investigações, a Litoral, responsável pela instalação e manutenção de rede a cabo, pagava salários por fora aos seus empregados, ou seja, parte das verbas pagas não eram contabilizadas.

    Além disso, a empresa não possui qualquer controle sobre a jornada dos trabalhadores, o que incorria em expedientes com carga horária excessiva, sem o direito do recebimento de horas extras.

    A partir da assinatura do acordo, a Litoral deve fazer constar nos recibos todos os valores e parcelas efetivamente pagos aos trabalhadores, com a consequente extinção da relação de pagamento extra-folha.

    A prestadora se obriga a promover, no prazo de 60 dias, a anotação de registro de jornada, inclusive dos empregados que exercem atividades externas.

    O referido termo extrajudicial tem como objetivo resguardar os direitos constitucionalmente garantidos dos trabalhadores, os quais não vinham sendo observados pela empresa. O MPT acompanhará o cumprimento integral do TAC, sob pena de execução de multa e posterior ação judicial para a adequação da inquirida às normas legais, observa o procurador Nei Messias Vieira, responsável pelo inquérito.

    Caso descumpra as obrigações assumidas, a Litoral pagará multa de R$ 2 mil por trabalhador submetido a irregularidades e por item infringido, reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

    Jornada e salário lideram irregularidades

    Nos últimos dois anos, o Ministério Público do Trabalho autuou mais de 2 mil processos referentes à jornada de trabalho, um dos temas mais recorrentes na área trabalhista. Destes, 225 culminaram em investigações sobre anotação irregular.

    Se somados, os procedimentos relacionados ao pagamento de verbas salariais totalizam 1252 registros, também no período de dois anos. A maioria das denúncias versa sobre ausência de pagamentos e salário por fora.

    Boa parte dos inquéritos resulta em acordos. No ano passado, o MPT firmou mais de 300 termos extrajudiciais com empresas que apresentavam irregularidades na jornada de trabalho.

    Já com relação a salário, o número de TACs diminui: 270 registros entre 2009 e 2010. Devido à incapacidade financeira de algumas empresas, muitas vezes, os procuradores do MPT ingressam com ações civis públicas ou ações cautelares com o objetivo de garantir o pagamento de verbas salariais aos
    Os empregados são admitidos sem registro em carteira,e demitidos sem o mesmo ou então pedem demissão porquê não suporta trabalhar devida tanta pressão e descaso.
    Dúvidas Jurídicas?
    Entre em contato

    ©2013 JusBrasil ·

    Nada foi regularizado, pois sai de lá sem registro, não só eu como vários outros fincioarios.
    Se quiserem me responder eu que escrevi a pagina acima, pode responder para Joaquim Agostin.
    Não postei tudo, são tantas reclamações que precisaria de um livro ou vários.Obrigado.





    ResponderExcluir
  121. Eu estou com um probleminha com a net , eu contratei um serviço com eles , primeiro eles me informarão que o plano de 200 reais iria ter um desconto, o valor iria para 129,90 então eu aceitei ,mais o que aconteceu quando eu aceitei eles me falaram que iria ter vários canais de desenho e de filmes liberado total de 129 canais ,so que não teve esses canais so foi liberado 109 canais e mesmo assim contando com os canais de propaganda deles , eu liguei para reclamar eles trocaram para um plano de 69,90 a internet junto com a TV e as ligações que eu fizesse eu pagaria por fora , até ai ok ELES ME AVISARAM QUE IAM VIM AQUI TIRAR O OUTRO PONTO QUE EU TINHA NO QUARTO POR QUE NÃO FAZIA PARTE DESSE PLANO DE 69,90 ,OK ELES VINHERÃO E TIRARAM O PONTO E CONTINUARAM ME COBRANDO O VALOR DE 119,90 E eu tenho protocolo da ligação e tenho também um papel assinado pelo técnico que ele fez a retirada do ponto ,e agora O QUE EU POSSO FAZER? ESTOU REVOLTADA ,PORQUE E UM ABSURDO EU TER QUE LIGAR A SEGUNDA VEZ PARA ELES RESOLVER O MESMO PROBLEMA ,SEM CONTAR A VEZ QUE EU LIGUEI PARA RECLAMAR QUE ELE ME OFERECERÃO UM PLANO E ME DERAM OUTRO ,NOSSA ABSURDO TOTAL

    ResponderExcluir
  122. Adorei o artigo, Parabéns.
    Eu trabalho na internet divulgando os serviços e o sistema de renda extra da FR Promotora, uma empresa de imagem limpa, totalmente segura.
    Hoje conta com mais de 50 mil divulgadores satisfeitos assim como eu, se trabalharmos direitinho com dedicação e disciplina, conseguimos bons ganhos todos os dias.
    Eu mesma fico muito feliz em dizer que ganho mais hoje com o sistema de renda extra da Fr Promotora do que no meu antigo emprego. Sem dizer que trabalhar em casa com segurança e conforto não tem preço não é mesmo. E qualquer um pode participar basta se cadastrar no site.
    Vou deixar o link da empresa para vocês darem uma olhada ok.
    http://www.frpromotora.com/vanessagodoi720503
    meu e-mail: nessadivulgadora@bol.com.br

    ResponderExcluir
  123. Boa noite, excelente artigo! liguei na anatel, liguei na net e juntamente com o seu artigo, e os artigos destacados do cdc, consegui falar com o atendente e solicitar todas as gravações, que ate entao nao queriam me passar por conta do numero de protocolo, ai li todos os artigos referentes as ligacoes e o atendente ficou super atencioso, muito prestativo e me encmainhou todas as gravações.
    tomara que a anatel resolva o problema sobre o cancelamento. desde abril ligo cancelando e nao cancelam, e o tecnico nunca vem nas datas que ligo para agendar....agora vou procurar todos os meios de direitos que pessoas que pagam suas faturas em dia e possuem a lei consigo.
    naop recomendo nunca e a ninguem ter servicos net, prefiro pagar o dobro, contudo que eu tenha um suporte e resolucao dos meus problemas para com a prestadora do servico.

    ResponderExcluir
  124. Essa net é uma b.... já mandaram um técnico aqui em casa ele mexeu em tudo falou que o problema é que a net não faz manutenção externa, que era para eu ligar e reclamar porque não podia fazer nada para resolver o problema de lentidão. Eu liguei e até agora nada de resolverem o problema, a solução será trocar de operadora para ver se melhora.

    ResponderExcluir
  125. Ano passado tive um prejuízo de cerca de R$ 3.000,00 por conta de variação de voltagem na rede elétrica interna da minha casa pós trovão procurei o procon para reclamar contra a bandeirantes s/a me ignoraram, procurei o pequenas causas depois de camelar muito a juíza da 3 vara aqui de Guarulhos achou que o justo seria a bandeirantes me idenizar R$ 650,00 como se isso fosse o suficiente para eu comprar outro computador e outro aparelho de som, até agora não me pagaram nada. Por isso que os consumidores não vão atrás dos direitos, porque sabem que o poder público está sempre do lado das empresas, uma vergonha, estou decepcionado.

    ResponderExcluir
  126. Depois das dicas deste blog eu consegui resolver meu problema com a NET.

    Eles são muito picaretas, disseram que não tinha jeito.
    Depois que acionei a Anatel, eles ligaram na hora e resolveram tudo.
    Muita picaretagem.

    ResponderExcluir
  127. gente deixa...... se eu contar a minha história, a net te rouba até dormindo, esse telefone q tem no combo eu num posso nem usar pagava de frankia 14 reais depois aumentou pra 17 reais, e me cobravam 16 centavos o minuto, dois minutos me cobravam 33, três minutos60 centavos e qto mais vc usa mais eles te rouba,no celular é uma fortuna era 60 centavos, mesmo a pessoa não atentendo se vc ligar pra 20 pessoas num mes e no atenderem vc paga 12 reais pq acionou a antena deles!!! as pessoas recebem a conta confere os numeros pra onde ligou os minutos q ficou tá tudo certo e olha o valor total a pagar e axa ki tá tudo certo mesmo, claro q ninguem vai somar centavos mesmo pq ninguém tem tempo, mais é ai q te roubam, eu tbm me perguntei varias vzs pq roubar centavos do cliente??? pra q??? é tão pouco e tem gente q até ve, e deixa pra lá!!! um dia eu me irritei tanto com a net q peguei minhas contas antigas e comecei a somar tenho conta q dá 7,00 de diferença, as minhas contas no bate com a deles de jeito nenhum, eles fazem isso pq vc tem um limite de frankia se vc utrapassar vc começa pagar pra valer!!! nisso entra o maldito ICMS minha frankia é de 17,82 eu pago 4,47 de ICMS sem usar o telefone, só recebo chamadas, no faço um dia resolvi colocar no reclame aki tá lá pq faz pouco tempo q colokei... enfim um atendente ligou aki pra casa falando q iria me cobrar 14 reais de frankia por um ano, kestionei outros fatore tbm q estavam errado, ficou tudo certo mais eu gravei a ligação to com ela pq num confio neles!!! kando veio minha fatura eu kase cai da cadeira aumentaram mais ainda a frankia do telefone aumentaram meus minutos de celular e fixo sem contar, q toda vez q vc recebe sua conta eles colocam um reajuste de 30 centavos 20 centavos 10 centavos fazem isso o ano inteiro, qdo xega no dia do reajuste verdadeiro, feito pelo governo, eles reajustam em cima dakeles reajustes q eles fizeram o ano todo no sei mais o q fazer, pq a atendente disse q esse fator num era com ela porem disse q o pessoal do financeiro iria entrar em contato comigo, seis receberam alguma ligação??? nem eu...... tÔ aki esperando té hOje!!!

    ResponderExcluir
  128. pessoal me ajudem ai,entrei em contato com a net a uns tres meses atras e fiz o cancelamento de ligaçoes a cobrar e interurbanas,e este mes veio na fatura a cobrança de 5 ligaçoes para sao paulo,ms meu telefone nao liga mais,ta cancelado, o que faço.

    ResponderExcluir
  129. Muito obrigado por escrever todas essas dicas.Foram de muita ajuda.

    ResponderExcluir